Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Luto

Morre Celestino Valenzuela, um dos principais narradores esportivos do Estado

Celestino faleceu aos 92 anos

Uma das principais vozes do jornalismo esportivo do Rio Grande do Sul morreu na noite dessa quinta-feira, 15, aos 92 anos. Celestino Valenzuela, estava internado no Hospital São Francisco, da Santa Casa de Porto Alegre. 

Conhecido pelo bordão “Que lance!”, ele sofreu um infarto no dia 9 de junho deste ano, mesmo dia em que fez aniversário. No hospital, teve outras complicações e não resistiu. 

Natural de Alegrete, Celestino chegou a atuar como jogador de futebol em São Gabriel. Em 1955, após sofrer uma lesão no joelho, um conhecido da Rádio São Gabriel o convidou para ser locutor. 

Publicidade

Depois, em 1959, foi para a televisão, com a inauguração da TV Piratini. Também trabalhou nas rádios Itaí, Difusora e Farroupilha. Foi narrador esportivo da RBS TV, e da antiga TV Gaúcha, nos anos 1970 e 1980. Trabalhou também na Rádio Gaúcha, onde transmitia futebol, vôlei e basquete, além de apresentar o programa Domingo Esporte Show.  

Celestino contou momentos importantes do futebol gaúcho, como as conquistas do Inter no Campeonato Brasileiro na segunda metade dos anos 1970 e os títulos do Grêmio na Libertadores e no Mundial de Clubes em 1983. 

Aposentou-se em 1989, aos 61 anos, tanto da RBS TV quanto da UFRGS, em que era locutor da Rádio Universidade. Disse que decidiu parar naquele momento, porque temia não ter a mesma precisão de outro tempos na narração.

Publicidade

O corpo será velado nesta sexta-feira, 16, na Capela do Crematório Metropolitano de Porto Alegre. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.