COPA DO BRASIL 11/11/2020 18h58 Atualizado às 08h17

Grêmio larga na frente nas quartas de final contra o Cuiabá

Com gols de Diego Souza e Jean Pyerre no primeiro tempo, Tricolor venceu fora de casa por 2 a 1

O Grêmio saiu na frente na disputa pela vaga nas semifinais da Copa do Brasil, em partida contra o Cuiabá, na Arena Pantanal, na noite desta quarta-feira, 11.

Com gols de Diego Souza e Jean Pyerre no primeiro tempo, o Tricolor abriu vantagem para a disputa do jogo de volta, que ocorre na próxima semana, em Porto Alegre. Willian Santana fez o gol do Cuiabá. Foi a sexta vitória consecutiva do time do técnico Renato Portaluppi, três pela Copa do Brasil e três pelo Brasileirão.

O Tricolor abriu boa vantagem para confirmar a classificação no jogo de volta, que ocorre em Porto Alegre na próxima semana, dia 18, quarta-feira, a partir das 16h30.

O Tricolor só perde a vaga se for superado por dois gols ou mais de diferença na próxima partida entre as equipes. Qualquer empate ou vitória gremista coloca o time de Porto Alegre na próxima fase.

PRIMEIRO TEMPO

O Grêmio tratou de abrir o placar cedo no jogo. Aos sete minutos, o Tricolor saiu na frente com um gol de Diego Souza. Victor Ferraz fez grande jogada pelo lado direito, avançou até a linha de fundo e cruzou com precisão para o atacante gremista, que estava bem colocado no segundo poste.

Após abrir o placar, a equipe do Grêmio deu espaço ao Cuiabá, que tocava a bola com perigo pelo meio de campo.

Aos dez minutos veio o empate. A equipe da casa atacou pelo lado direito e Hayner cruzou na cabeça de Willians Santana. No meio da área, o jogador meteu a cabeça na bola e venceu os zagueiros e também o goleiro Vanderlei, empatando o jogo em 1 a 1.

Aos 29, o Cuiabá reclamou pênalti de Lucas Silva em uma bola jogada para a área, que bateu no braço do defensor. A arbitragem mandou o jogo seguir após se comunicar com seus colegas no VAR.

Dez minutos depois, o pênalti foi marcado para o Grêmio. Após jogada pela esquerda, Cortez cruzou pro meio e Pepê foi derrubado por Anderson Conceição com um carrinho. A equipe da casa reclamou que a bola havia saído antes do cruzamento do lateral gremista, no lance que gerou o pênalti. Após conversar com o VAR, o árbitro Vinícius Gonçalves Dias Araújo confirmou a penalidade, e Jean Pyerre colocou o Grêmio na frente novamente aos 42 minutos do primeiro tempo.

SEGUNDO TEMPO

Jogando em casa, o Cuiabá iniciou a segunda etapa buscando o empate, pressionando o Tricolor.

Aos dez minutos da segunda etapa. Willians Santana obrigou Vanderlei a fazer uma grande defesa. O jogador recebeu cruzamento pelo alto quase na quina da grande área, pelo lado direito, ele cabeceou com força, em direção ao chão. O goleiro gremista caiu para evitar o empate. Na sequência, Maxwell ainda carimbou a trave na finalização.

O Cuiabá era melhor que o Grêmio, mas o Tricolor tinha qualidade e criava jogadas em contra-ataque. Thaciano e Diego Churín entraram no time aos 20 minutos, no lugar de Jean Pyerre e Diego Souza.

Pepê, mais uma vez, era o destaque no ataque do Grêmio.O jogador puxava os contragolpes com perigo.

Thaciano perdeu grande chance de ampliar a vantagem gremista aos 38 minutos. Cortez acertou o cruzamento da esquerda na cabeça do atacante, que errou o cabeceio livre de marcação. A bola saiu perto do poste esquerdo do goleiro do Cuiabá.

Apesar de ter dificuldades na segunda etapa, o Tricolor terminou controlando a partida em Cuiabá, e perdeu boas chances de criar um placar ainda maior para o confronto de volta, onde terá a vantagem de poder empatar para passar de fase, ou até perder por um gol de diferença, para levar a decisão para pênaltis. O Cuiabá precisa de uma vitória de dois gols para seguir na competição.

Antes do confronto de volta da Copa do Brasil, o Grêmio enfrenta o Ceará no sábado, 14, na Arena, início 19 horas. Também no sábado às 21h30 horas, o Cuiabá joga pela Série B do Campeonato Brasileiro, na Arena Pantanal, contra o América-MG.

FICHA TÉCNICA
COPA DO BRASIL
QUARTAS DE FINAL – IDA
CUIABÁ X GRÊMIO


Data e horário: Quarta-feira, 11/11, 19h00
Local: Arena Pantanal, Cuiabá-MT
Arbitragem: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP), com Anderson José de Moraes Coelho e Daniel Luis Marques
VAR: Rodrigo Ferreira do Amaral
Cartões amarelos: Willians Santana, Franco Muller (Cuiabá); Lucas Silva (Grêmio)
Gols: CUIABÁ – Willian Santana, aos 18min/1ºT; GRÊMIO – Diego Souza, aos 7min/1ºT, e Jean Pyerre, aos 42min/1ºT

CUIABÁ
João Carlos; Hayner (Lucas Ramon), Kunde, Anderson Conceição e Romário; Nené Bonilha (Auremir), Matheus Barbosa (Pierini) e Elvis (Diego Jardel); Yago, Willians Santana (Perdigão) e Maxwell.
Técnico: Franco Müller

GRÊMIO
Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, David Braz e Cortez; Matheus Henrique (Diogo Barbosa), Lucas Silva, Ferreira (Everton), Jean Pyerre (Thaciano) e Pepê (Paulo Miranda); Diego Souza (Diego Churín).
Técnico: Renato Portaluppi