BRASILEIRÃO 10/01/2021 17h46 Atualizado às 08h27

Inter faz o dever de casa, vence o Goiás e segue vice-líder

Com gol de Praxedes, colorado bateu o Goiás neste domingo e está a três pontos do líder São Paulo

O Internacional recebeu o Goiás na tarde deste domingo, 10, no Beira-Rio, pela 29ª rodada do Brasileirão.

O colorado entrava em campo para diminuir a distância para o líder do campeonato, São Paulo, que também no domingo, havia perdido o clássico local contra o Santos por 1-0. Uma vitória no Beira-Rio deixaria o Inter a três pontos do líder.

O jogo não foi uma boa apresentação do time do técnico Abel Braga. Na bola parada, o gol de Praxedes no final da primeira etapa foi o único da partida, mas foi suficiente para devolver aos colorados a possibilidade de sonhar com o Tetracampeonato Brasileiro em 2021, pois agora a tabela mostra 56 pontos do São Paulo contra 53 do Inter, e ambos com 29 partidas.

PRIMEIRO TEMPO

Os primeiros lances até prometiam um jogo em velocidade, mas aos poucos a partida foi ficando lenta, um jogo truncado no meio de campo. A defesa do Goiás tinha três zagueiros e conseguiu segurar o ataque colorado. O Inter empregava uma marcação alta, e dificultava a saída de jogo do Goiás.

O jogo se mantinha com pouca criação de ambas as partes. Aos 12 minutos, Thiago Galhardo recebeu um cruzamento na área e cabeceou pra fora. No lance seguinte, o Goiás arriscou um chute de fora da área com Shaylon, que girou pro gol e bateu firme. A bola saiu à esquerda do gol de Marcelo Lomba.

O Goiás teve sua melhor chance aos 34 minutos. A jogada nasceu na esquerda com Jefferson, que driblou Caio Vidal na entrada da área e cruzou pro meio. Para sorte do Inter, ninguém do Goiás apareceu na pequena área para concluir. Lomba já estava caído e Moisés aliviou o perigo com um chutão pra fora da área.

O jogo se encaminhava para um final de primeiro tempo sem grandes emoções, mas após um escanteio pela direita, aos 42 minutos, o Inter, que pouco havia criado com a bola rolando, usou da bola parada para abrir o placar. Rodinei cruzou na área e Praxedes apareceu para cabecear com força, mandando a bola para o fundo das redes.

E a emoção da primeira etapa não parou por aí. Logo na saída de bola, o Goiás fez boa jogada pela direita. Fernandão finalizou na área com um chute à queima-roupa onde Marcelo Lomba fez uma grande defesa. Na sequência, o atacante Rafael Moura completou pro gol, mas após consulta ao VAR, a árbitra da FIFA, Edina Alves Batista anulou o gol, marcando impedimento de Rafael Moura, que estava à frente da marcação.

No último lance do primeiro tempo, o Inter ainda perdeu o artilheiro do campeonato, Thiago Galhardo, que acabou lesionando a panturrilha esquerda e saiu do gramado mancando.

SEGUNDO TEMPO

Abel Hernández voltou no lugar de Thiago Galhardo na segunda etapa. O Inter quase teve mais um lesionado, aos cinco minutos. Praxedes e Moledo se chocaram após cruzamento pra área do Inter, pior para o garoto Praxedes, que acabou perdendo o fôlego e teve que sair de maca para ser atendido, mas logo voltou à campo. O lance causou apreensão, pois em certo momento o volante Rodrigo Dourado chegou a tirar a camisa para abanar o companheiro, mas ele voltou à campo após atendimento.

O Goiás aumentou seu ímpeto ofensivo na segunda etapa, e levantava bolas para a área do Inter à todo momento. Aos 23, Nonato quase marcou o segundo do Inter após jogada de Patrick pela direita. O jogador apareceu na pequena área entre os zagueiros mas finalizou pra fora.

Aos 29, Fernandão chutou pro gol na área, Lomba encaixou a defesa. O Goiás teve um período de maior posse de bola na segunda etapa. As mudanças do técnico Abel no segundo tempo não conseguiram modificar o jogo. Nonato e Caio Vidal saíram para a entrada de Lindoso e Marcos Guilherme. Aos 36,Patrick saiu para a entrada de Peglow. O Goiás seguia buscando o gol, mas a defesa do Inter conseguiu afastar os chuveirinhos pra área que a equipe visitante insistia em fazer.

Mesmo sem uma grande apresentação, onde chegou a ser pressionado no segundo tempo, o Inter garantiu mais três pontos no Brasileirão e soma cinco vitórias consecutivas no torneio. Com 53 pontos, o Inter é vice-líder do campeonato, três a menos que o líder São Paulo.

O Goiás segue na zona do rebaixamento, é 18º lugar, com 26 pontos, a três do Bahia, que é o primeiro fora do Z-4.

No próximo domingo, dia 17, o Inter volta à campo pelo Brasileirão para enfrentar o Fortaleza pela 30ª rodada. O jogo é no Beira-Rio, às 20h30. Já o Goiás tenta a recuperação no campeonato contra o Flamengo, na segunda-feira, dia 18, 20 horas.

FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO BRASILEIRO – 29ª RODADA

INTERNACIONAL 1X0 GOIÁS
Local: Gigante da Beira-Rio, Porto Alegre-RS
Data: 10/01, 18h15
Arbitragem:   Edina Alves Batista (Fifa-SP) , com Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Neuza Inês Back (Fifa-SP)
VAR:  José Cláudio Rocha Filho (SP)
Cartões amarelos: Breno, Heron (Goiás);
Gols: Praxedes, aos 43min/1ºT

INTERNACIONAL
Marcelo Lomba; Rodinei, Moledo, Cuesta, Moisés; Rodrigo Dourado (Lucas Ribeiro), Nonato (Rodrigo Lindoso), Praxedes, Patrick (Peglow); Caio Vidal (Marcos Guilherme) e Thiago Galhardo (Abel Hernández)
Técnico: Abel Braga

GOIÁS
Tadeu; Shaylon, David Duarte, Fábio Sanches, Heron; Jefferson, Breno (Daniel Oliveira), Ariel Cabral (Miguel Figueira), Douglas Baggio (Índio); Rafael Moura (Vinícius) e Fernandão.
Técnico: Glauber Ramos