Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Pré-temporada

UniCo intensifica treinos para a estreia no Brasileiro de Basquete

Atividades reforçam condicionamento físico dos atletas

Após a apresentação oficial do grupo de jogadores na semana passada, a comissão técnica da Stock Med/União Corinthians passou a intensificar os treinamentos para a estreia no Campeonato Brasileiro de Clubes de Basquete. A ideia é realizar uma pré-temporada de cinco a seis semanas até o confronto contra o Basquete Joinville (SC), no dia 23 de fevereiro, em Ponta Grossa (PR).

De acordo com o preparador físico do clube, Alexandre Kessler, a preparação começou já na organização do elenco, no início do mês de dezembro. “Ao finalizar a contratação do atleta, ele já recebia planilhas e vídeos com trabalhos prévios de musculação e de condicionamento físico enviados pela comissão técnica”, revela o preparador.

Desta forma, a maioria dos jogadores teve de duas a três semanas de condicionamento e se apresentou já com um início de um trabalho físico desenvolvido. “Assim, a comissão ganhou tempo e já iniciou os trabalhos na quadra”, afirma Kessler.

Publicidade

LEIA MAIS: Apresentado elenco do União Corinthians para o Brasileiro de Basquete


Kessler destaca que agora, no começo da pré-temporada, o foco principal é finalizar o condicionamento de força e prevenção de lesões na academia e dar início às atividades específicas de aceleração, de potência e resistência dentro da quadra, juntamente com o trabalho técnico e tático do treinador. “Entendemos que, daqui a quatro a cinco semanas, na primeira etapa do campeonato, estaremos prontos com um ótimo nível de preparo técnico e físico para a competição nacional”, afirma. 

O técnico Athos Calderaro ficou satisfeito com o trabalho prévio realizado assim que os atletas foram contratados. “Isso possibilitou que os jogadores se apresentassem numa condição física bem adiantada para a temporada”.

Publicidade

Segundo ele, essa semana foi muito intensa e bastante positiva. “As atividades tiveram mais ênfase na preparação física e de força muscular, mas a parte tática também foi trabalhada. Além disso, foi um período pra todos se conhecerem e para se acostumarem a trabalhar em conjunto”.


O treinador salienta que a partir da semana que vem serão atividades mais técnicas e táticas. “À medida que vamos avançando nos treinamentos, cada vez mais estamos trabalhando situações que podemos encontrar dentro do campeonato”, avalia.

No entendimento de Calderaro, essa vai ser uma competição diferente, com jogos consecutivos. Serão três partidas seguidas, uma folga e depois mais dois confrontos. “Portanto, a ideia é trabalhar muito a parte física com bola, pensar em diversas situações de jogo e formações de equipe pois, certamente, vamos precisar de todos os atletas”.

Publicidade

Por isso, Athos revela que foi montado um grupo jovem e voluntarioso. “E conforme vamos nos aproximando da competição, vamos aprimorando os detalhes”, diz o técnico.

LEIA MAIS: União Corinthians inicia a preparação para o Brasileiro

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.