Retorno às quadras 23/02/2021 06h52

União Corinthians estreia nesta terça no Campeonato Brasileiro de Clubes de Basquete

Stock Med/União Corinthians começa a disputa do torneio contra o Joinville, em Ponta Grossa. Duelos seguirão até domingo

Depois de 19 anos longe das competições nacionais adultas de basquete, o Esporte Clube União Corinthians, de Santa Cruz do Sul, único clube gaúcho que já foi Campeão Brasileiro (1994), retorna às quadras nesta terça-feira, 23, para a disputa do primeiro turno da Conferência Hélio Rubens Garcia, em Ponta Grossa (PR). A partir das 17 horas, no Ginásio de Esportes Borel Du Vernay, a equipe Stock Med/União Corinthians, sob o comando do técnico Athos Calderaro, estreia contra o Basquete Joinville no Campeonato Brasileiro de Clubes de Basquete, organizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

A delegação chegou domingo à noite ao município paranaense e, ontem, realizou atividades na academia e ao ar livre, no hotel da concentração. Nesta manhã, os atletas fazem o reconhecimento da quadra. O técnico Athos Calderaro terá três desfalques importantes, que testaram positivo para a Covid-19 e não viajaram com o elenco.

LEIA MAIS: Apresentado elenco do União Corinthians para o Brasileiro de Basquete

Ele não teve a oportunidade de ver os adversários jogarem pela falta de amistosos preparatórios, mas ressaltou que tem conhecimento das características individuais dos jogadores e da maneira como os técnicos trabalham. “Cada jogo é decisivo por ser uma competição diferente, portanto vamos passo a passo. É um campeonato muito igual, mas as equipes que chegarem mais preparadas neste momento terão uma certa vantagem”, afirmou.

Com uma mescla de atletas jovens e experientes, elenco santa-cruzense retorna a uma competição nacional depois de 19 anos | Foto: Junio Nunes/Divulgação


No seu entendimento, a equipe de Ponta Grossa, por ser a atual campeã brasileira e montar um grupo mais experiente, tem um favoritismo maior. “Ainda assim precisamos respeitar as demais equipes, que foram bem montadas e treinadas. Vamos conhecendo durante a competição, assim como elas também vão nos conhecer.” Pela preparação realizada, Athos entende que é possível tirar proveito da condição física dos atletas.

O treinador assistiu aos confrontos da Conferência Gérson Victalino, entre os dias 8 a 13 deste mês, em Goiânia. Disse que as equipes sentiram a falta de ritmo, mas cresceram durante a competição. “Foram jogos muito disputados e a tendência é a mesma na nossa conferência.” A falta de ritmo, segundo ele, será para todos os times, principalmente nas primeiras rodadas. “Mas os jogadores vão crescendo, até pela experiência, elevando o nível da competição”, ressaltou.

Os confrontos da Conferência Hélio Rubens Garcia vão até o próximo domingo, encarando ainda o Ponta Grossa/ NBPG, ADRM/Maringá, Londrina Basketball e Basquete Brusque. O returno será de 23 a 28 de março, em Brusque (SC). Depois da estreia, o União Corinthians enfrenta o NBPG Ponta Grossa amanhã, às 20 horas. O confronto com o Londrina Basketball será na quinta-feira, às 17 horas. A equipe gaúcha folga na sexta e volta a jogar no sábado, também às 17 horas, contra o ADRM Maringá. A participação no primeiro turno encerra no domingo contra o Brusque/ARADEFE, no mesmo horário.

LEIA MAIS: União Corinthians inicia a preparação para o Brasileiro

Para acompanhar
Os torcedores poderão assistir ao vivo aos jogos da Stock Med/ União Corinthians, com transmissão da CBB TV. Para acompanhar os confrontos do Brasileiro, é preciso acessar o site cbbtv.tvnsports.com.br, ir até o login e criar uma conta com o e-mail ou rede social. Em seguida é só logar e completar o cadastro com o CPF na tela inicial.


MAIS LIDAS