Gre-Nal 03/04/2021 14h28

Grêmio e Inter enfrentam-se no clássico 430

Jogo pela nona rodada do Brasileirão ocorre neste sábado, às 22h15

Grêmio e Internacional enfrentam-se a partir das 22h15 deste sábado, 3, na Arena, pela nona rodada do Brasileirão. O clássico 430 apresenta situações opostas na casamata. Renato Portaluppi enfrentará o décimo técnico diferente em Gre-Nais desde sua primeira passagem pelo Tricolor, em 2010. Até agora, são nove vitórias, 12 empates e quatro derrotas, com um aproveitamento de 52%. Do outro lado, estará o espanhol Miguel Ángel Ramírez, fazendo a sua estreia no duelo de maior rivalidade do Estado.

O Grêmio, que defende uma invencibilidade de sete anos em clássicos na Arena, não terá Geromel, Kannemann, Pepê e Jean Pyerre. Ainda sem condições físicas, o lateral-direito Rafinha também fica fora. No meio-campo, Pinares joga após retornar da seleção chilena. Como chegou em novembro de 2020, ele atuou em apenas um duelo – na derrota para o rival por 2 a 1, de virada, no Beira-Rio, no dia 24 de janeiro, no returno do Brasileirão. Ele entrou aos 39 minutos do segundo tempo. “Temos que melhorar os detalhes que nessas partidas podem fazer a diferença. Trabalho para ajudar o time a conseguir o triunfo”, afirmou.

LEIA MAIS: Anderson Daronco vai apitar o Gre-Nal 430 no sábado

Pinares mostrou-se otimista por atuar pela primeira vez no Gre-Nal, em casa. “É uma motivação extra. Eu trabalho para dar meu melhor. Quero ter um bom rendimento e ajudar a ganhar a partida e o que vier à frente. Sou consciente da responsabilidade que tenho, mas com muita humildade espero ajudar para conseguir coisas lindas.”

O Gre-Nal também pode representar mudança de posição na tabela de classificação. O Inter lidera com 17 pontos, três a mais do que o Tricolor – que ainda tem um jogo a menos a ser recuperado contra o Caxias no próximo dia 10, na Serra. Se vencer o rival, o Grêmio iguala a pontuação, mas assumirá o primeiro lugar por ter melhor saldo de gols.

Histórico dos duelos
● 429 jogos
● 157 vitórias do Inter (588 gols)
● 136 vitórias do Grêmio (558 gols)
● 136 empates

Yuri Alberto quer a vitória no aniversário colorado
Em entrevista aos canais oficiais do clube nessa sexta-feira, o atacante Yuri Alberto afirmou que a maior motivação para vencer o clássico será o aniversário do Internacional, que completa 112 anos de fundação no domingo.

“(Vencer o Gre-Nal) Vai dar confiança, mas uma motivação muito grande para a gente é dar o presente que esse clube, da grandeza do Internacional, merece. O clássico vai ser muito importante para a gente nesse final de semana”, destacou.

Ele deixou claro que o espanhol Miguel Ángel Ramírez tem se entrosado com a equipe. “Temos que respeitar esse momento dele, para ele ter um bom entendimento do grupo. Acho que estamos superbem nos treinos, a gente precisa continuar trabalhando e as coisas vão dar certo, se Deus quiser”, assegurou o jogador, que deve começar como titular.

Em relação à posição na qual tem atuado, Yuri afirmou que não há preferência, desde que esteja em campo e possa defender a equipe. A esse respeito, o jogador declarou: “Quem toma a decisão é o professor”.

LEIA TAMBÉM: Ramírez lamenta erros de finalização em empate de Inter e São José

O camisa 11 também não poupou elogios a Paolo Guerrero, considerando-o um dos motivos para estar na equipe. “Me espelho muito nele, o cara é muito acima da média. Sou fã dele”, disse. Sobre a atuação que espera oferecer na partida, Yuri relembrou a história do duelo entre os rivais gaúchos. “A última vitória na Arena foi com dois gols de centroavante. Eu pretendo fazer esses gols também, se Deus quiser”, completou.

No gol, a dúvida fica entre Daniel, para ganhar sequência, ou o retorno de Marcelo Lomba. Na lateral-esquerda, Moisés, recuperado de um desconforto muscular, deve reassumir a titularidade na vaga de Léo Borges.

Ficha técnica

GRÊMIO
Brenno; Vanderson, Ruan, Rodrigues e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Maico, Alisson, Pinares e Ferreira; Diego Souza
Técnico: Renato Portaluppi

INTERNACIONAL
Marcelo Lomba ou Daniel; Rodinei, Zé Gabriel, Víctor Cuesta e Moisés; Rodrigo Dourado, Edenilson e Praxedes ou Maurício; Caio Vidal, Yuri Alberto e Patrick
Técnico: Miguel Ángel Ramírez

Arbitragem: Anderson Daronco, com Rafael da Silva Alves e Tiago Augusto Kappes Diel
VAR: Daniel Nobre Bins, com Anderson da Silveira Farias e Luiza Naujorks Reis
Rádio: Gazeta FM 107.9 e Rio Pardo FM 103.5
Portal Gaz: Minuto a Minuto com Guilherme Athayde
TV: RBS TV e Premiere

LEIA TAMBÉM: Alexandre Mendes vê justiça em empate do Grêmio com o São Luiz