Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Futebol

Saiba quem é Douglas, o candelariense que parou o Grêmio

A derrota do Grêmio para o Avaí na tarde deste domingo, 9, passa por Douglas Friedrich. O goleiro do time catarinense foi o destaque da partida. Só no primeiro tempo, ele fez seis boas defesas. Além disso, segurou a bola no pênalti cobrado por Edílson, já na segunda etapa. A atuação fez com que o goleiro virasse o centro das atenções após a partida.

Natural de Candelária, Douglas começou a carreira como profissional no ADAP/Galo, em Maringá, no interior doParaná. Antes disso, no entanto, já atuava nas categorias de base do Grêmio Esportivo Juventude, em sua terra natal, e muitas vezes entrou no campo do Estádio Darcy Martins. Ele atuou ainda no Irã, onde ficou por três temporadas e retornou ao Brasil para jogar no Capivariano, time de Capivari, no interior de São Paulo. Aos 28 anos, ele tem passagens ainda pelo Caxias, Bragantino, Grêmio, Corinthians, time com o qual ainda tem vínculo, e agora o Avaí, onde atua por empréstimo. A história do candelariense que hoje se destaca no futebol, no entanto, é de superação. Ele já foi diagnosticado com câncer, mas conseguiu se recuperar. 

Apesar de ter sido emprestado ao Grêmio no ano passado, o candelariense nunca atuou no clube gaúcho. Na época, o atleta foi relacionado apenas uma vez, na derrota para o Rosario Central pela Taça Libertadores da América. Depois disso, teve uma lesão no tendão patelar. Como ele pertencia ao Corinthians, o tratamento adotado foi debatido entre as duas equipes. Enquanto os médicos do Grêmio queriam fazer cirurgia, os do Corinthians preferiam uma “recuperação conservadora”. 

Publicidade

“Quando cheguei no Grêmio, conquistei o meu espaço. Roger (técnico da época), gostava muito de mim. Grohe poderia ir para a Seleção, mas tive uma lesão no tendão patelar. Voltei para São Paulo para que o Corinthians me avaliasse, e decidiram que eu retornasse para uma recuperação conservadora. Eu não saí porque eu quis. Foi algo que eu não pude decidir”, explicou o goleiro após a partida, que ele considerou a melhor partida da sua carreira. 

“Creio que pela grandeza, o momento e o ataque do Grêmio, sim, é a melhor partida da minha carreira. Foi mais uma partida que a gente soube sofrer, suportar a pressão e aproveitar o desgaste do adversário. Para mim é noite especial, de retornar à minha terra”, comentou. 

Titular no gol do Avaí há apenas três jogos, Douglas ainda não sofreu gols. Ele ganhou a vaga no time principal depois que o então dono da posição Maurício Kozlinski, tentar driblar Henrique Dourado e falhar feio contra o Fluminense, na 9ª rodada. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.