Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Futebol

Seleções criam Liga Global de Nações e torneio será disputado a partir de 2020

Numa iniciativa inédita das confederações regionais, seleções de todo o mundo criarão um novo torneio internacional, colocando frente a frente os maiores times do mundo. Num formato de liga, a nova competição dividirá o planeta em sete diferentes divisões. 

No último fim de semana, a reportagem do Estado revelou com exclusividade as negociações sobre o novo torneio. O processo foi encabeçado pela Uefa que, há anos, vem buscando um modelo para substituir os amistosos caça-níqueis por partidas que façam sentido. Nos últimos anos, polêmicas ainda foram criadas com a descoberta de que Argentina, Brasil ou Espanha teriam usado amistosos para lavagem de dinheiro. 

Pelo novo formato, seleções em todo o mundo seriam repartidas em sete diferentes divisões, respeitando a posição delas no ranking.

Publicidade

Numa primeira fase, disputada em junho e setembro de 2020, o torneio ocorreria entre os times de um mesmo continente e em jogos de ida e volta. Os vencedores de cada divisão em seu continente, assim, se classificariam para uma fase final, marcada para ocorrer em meados de 2021 e disputada entre os melhores de cada região.

No caso da Conmebol, porém, não haveria sete divisões. As seleções entrariam apenas na primeira ou segunda divisão do futebol mundial. Uma situação bastante diferente viveria a Oceania, com times apenas na quarta, sexta e sétima divisão do futebol global. 

Na fase final, em 2021, as oito melhores seleções de cada divisão se enfrentariam, no mesmo formato existente já com a Copa do Mundo. Os oito times se encontrariam em uma fase de quartas de final, semifinal e uma grande decisão. 

Publicidade

Disputada a cada dois anos, a competição ainda traria a vantagem de permitir que seleções fossem rebaixadas ou promovidas entre as sete divisões. 

O novo torneio – que se chamará Liga Global de Nações – também daria um poder limitado para a Fifa. Uma entidade separada é quem vai organizar a fase final da competição. Será essa nova organização que irá vender os direitos de televisão, escolher as sedes e ainda vender ingressos.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.