Sorteio 01/12/2017 13h06 Atualizado às 15h43

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo

Depois a seleção pega a Costa Rica, em São Petesburgo, e fecha a primeira fase contra a Sérvia, em Moscou

ATUALIZADA ÀS 14 HORAS

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) realizou nesta sexta-feira, 1º, o sorteio dos grupos para a Copa do Mundo 2018. O evento aconteceu em Moscou, na Rússia, país-sede da próxima edição do campeonato. As 32 seleções mundiais classificadas foram divididas em quatro potes para serem sorteadas em oito grupos. A seleção brasileira caiu no Grupo E e estreia no dia 17 de junho em Rostov contra a Suíça. Depois pega a Costa Rica no dia 22 de junho, em São Petesburgo, e fecha a primeira fase contra a Sérvia em Moscou, dia 27 de junho. Abaixo, é possível conferir a lista completa com o resultado do sorteio. 

Anfitriã, a seleção da Rússia já está escalada para a cabeça de chave do grupo A. Os outros times do primeiro escalão são Portugal (grupo B), França (grupo C), Argentina (grupo D), Brasil (grupo E), Alemanha (grupo F), Bélgica (grupo G) e Polônia (grupo H). Nenhum grupo pode ter times da mesma confederação, exceto a União das Federações Europeias de Futebol (Uefa), que pode carregar até duas equipes europeias na primeira fase.

O primeiro jogo da competição já está definido: será entre Rússia e Arábia Saudita, no dia 14 de junho de 2018, no Estádio Lujniki, em Moscou. Já a estreia do Brasil será no dia 17, contra a Suíça, às 15 horas (de Brasília) em Rostov. No dia 22 de junho, o adversário da seleção brasileira será a Costa Rica, às 9 horas (de Brasília) em São Petersburgo. E para encerrar os jogos da primeira fase, Brasil joga contra Sérvia no dia 27 de junho, às 15 horas (de Brasília), na Arena do Spartak, em Moscou.

O presidente da Rússia, Vladimit Putin, enalteceu a cultura russa no discurso feito no evento. "Nosso país pretende realizar a Copa no mais alto nível, para que os jogadores possam demonstrar a maestria e verdadeiro futebol. Temos certeza que impressões inesquecíveis serão deixadas naqueles que vierem à Rússia. Verão não só os jogos, mas conhecerão a cultura russa, nossa história e natureza única". Serão 11 cidades russas que receberão os jogos da Copa.

RESULTADO DO SORTEIO:

GRUPO A
A1 - Rússia
A2 - Arábia Saudita
A3 - Egito
A4 - Uruguai

GRUPO B
B1 - Portugal
B2 - Espanha
B3 - Marrocos
B4 - Irã

GRUPO C
C1 - França
C2 - Austrália
C3 - Peru
C4 - Dinamarca

GRUPO D
D1 - Argentina
D2 - Islândia
D3 - Croácia
D4 - Nigéria

GRUPO E
E1 - BRASIL
E2 - Suíça
E3 - Costa Rica
E4 - Sérvia

GRUPO F
F1 - Alemanha
F2 - México
F3 - Suécia
F4 - Coréia do Sul

GRUPO G
G1 - Bélgica
G2 - Panamá
G3 - Tunísia
G4 - Inglaterra

GRUPO H
H1 - Polônia
H2 - Senegal
H3 - Colômbia
H4 - Japão