Futebol 07/01/2019 22h59 Atualizado às 08h29

Tarde com jogo-treino e noite de festa para o Avenida

Periquito faz teste em casa com o São José, a partir das 16 horas, e comemora os seus 75 anos de fundação com jantar na sede social

Duas atrações chamam a comunidade de Santa Cruz do Sul, em especial os avenidenses, ao complexo esportivo e social dos Eucaliptos nesta terça-feira. O Avenida realiza mais um teste do seu elenco na pré-temporada e também comemora os seus 75 anos de fundação, completados no último domingo. E 2019 será histórico para o clube alviverde, que ingressará no cenário nacional do futebol com a presença na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro.

O teste da equipe é com o São José, de Porto Alegre, que também se prepara para o Gauchão e aos certames nacionais. O jogo-treino no gramado dos Eucaliptos começará às 16 horas, com entrada franca para o torcedor. A atividade vai ser dividida em quatro tempos de 25 minutos. O técnico Fabiano Daitx vai utilizar todos os jogadores à disposição para afinar o entrosamento do Avenida depois dos dois primeiros amistosos da pré-temporada: derrota de 3 a 0 para o São Luiz em casa e vitória de 2 a 0 sobre o Grêmio B em Eldorado do Sul.

Desfalque certo mais uma vez é o volante e lateral João Neto, que se recupera de lesão sofrida na fase final da Copa Wianey Carlet, faz fisioterapia e não tem prazo definido para o retorno. O Avenida terá o último teste preparatório da pré-temporada na tarde do sábado que vem, quando enfrentará o Pelotas, outra equipe que estará no Gauchão, na Boca do Lobo. A estreia do Periquito no certame estadual será no sábado seguinte, às 19 horas, diante do Veranópolis, na Serra. Esse jogo estava agendado para domingo, às 18 horas, mas a Federação Gaúcha de Futebol confirmou nessa segunda-feira a mudança.

Reservas para o jantar até o meio-dia

O Avenida comemora os seus 75 anos de fundação com jantar festivo a partir das 20h30 desta terça, no salão principal do setor social da sede do clube. O convite custa R$ 40,00. O interessado deve efetuar a reserva até as 12 horas pelo telefone (51) 2109 1632 ou na secretaria, que também fica junto aos Eucaliptos.

Zequinha também faz o terceiro ensaio

Assim como o Avenida, o São José está em preparação para a pré-temporada 2019 desde 10 de dezembro e faz nesta terça-feira o seu terceiro teste. O elenco orientado pelo técnico Rafael Jaques aplicou goleadas nos dois primeiros jogos-treino, ambos no novíssimo gramado sintético do passo d’Areia: 6 a 0 em cima do Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul e 5 a 0 sobre o Tamoio, de Viamão. Nas duas partidas, o treinador usou formações diferentes em cada tempo, o que deve repetir esta tarde.

“O Avenida leva alguma vantagem por já ter feito diversos amistosos, mas pouco importa. O importante neste momento é o nosso planejamento. Nesta partida, começaremos a delinear a formação do time para a competição e, no sábado (que vem), testarmos a formação ou possíveis variações, quando faremos amistosos com 90 minutos”, explica Jaques.

O São José terá dois amistosos no próximo sábado: às 11 horas, uma equipe jogará contra o Grêmio em Eldorado do Sul, e às 18 horas, outra formação vai encarar o Caxias no Passo d’Areia. O Zequinha se prepara para disputar o Gauchão, a Copa do Brasil e a Série C do Campeonato Brasileiro, para a qual subiu ao se tornar semifinalista da quarta divisão nacional no ano passado – a equipe parou na penúltima fase diante do Ferroviário, que foi o campeão. A estreia na competição estadual será contra o Aimoré em São Leopoldo e está marcada para o dia 20 deste mês, às 18 horas.

Foto: DivulgaçãoRafael Jaques é o técnico do São José
Rafael Jaques é o técnico do São José

 

FGF desmembra a tabela de jogos do Gauchão 2019

A Federação Gaúcha de Futebol desmembrou a tabela de jogos da primeira fase do Gauchão 2019. A primeira rodada será aberta no dia 19, sábado, com Brasil x Caxias no Bento Freitas, em Pelotas, às 18 horas, e Veranópolis x Avenida no Antonio David Farina, na Serra, às 19 horas. Os gigantes de Porto Alegre vão a campo no dia seguinte: Novo Hamburgo x Grêmio no Estádio do Vale, às 17 horas, e São Luiz x Internacional no 19 de Outubro, em Ijuí, às 19 horas. O Gre-Nal será em 17 de março, na Arena.
Confira a sequência de jogos do Avenida na primeira etapa:
1a rodada – 19/1, sábado, 19h – Veranópolis – Antonio David Farina, Veranópolis
2a rodada – 22/1, terça-feira, 20h30 – Brasil – Eucaliptos, Santa Cruz do Sul
3a rodada – 27/1, domingo, 18h – Caxias – Centenário, Caxias do Sul
4a rodada – 30/1, quarta-feira, 20h30 – Aimoré – Eucaliptos, Santa Cruz do Sul
5a rodada – 3/2, domingo, 18h – Pelotas – Eucaliptos, Santa Cruz do Sul
6a rodada – 10/2, domingo, 19h – Grêmio – Arena, Porto Alegre
7a rodada – 17/2, domingo, 17h – São Luiz – 19 de Outubro, Ijuí
8a rodada – 24/2, domingo, 17h – Internacional – Eucaliptos, Santa Cruz do Sul
9a rodada – 10/3, domingo, 17h – Novo Hamburgo – Estádio do Vale, Novo Hamburgo
10a rodada – 17/3, domingo, 17h – São José – Eucaliptos, Santa Cruz do Sul
11a rodada – 20/3, quarta-feira – Juventude – Alfredo Jaconi, Caxias do Sul
*As rodadas podem ter novos desmembramentos para atender interesses das TVs