Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Ranking

Inter e Grêmio estão entre os 12 clubes com maior número de sócios-torcedores do mundo

Três clubes do Brasil estão entre os 12 que possuem os maiores programas de sócio-torcedor do mundo, dois deles são gaúchos. Inter, Grêmio e Palmeiras aparecem entre os principais clubes com projetos de fidelização de sua torcida ao redor do mundo, segundo um levantamento divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo, produzido pelo Movimento por um futebol melhor.

O Colorado é o brasileiro melhor colocado, na sexta posição, com 129 mil sócios. O clube gaúcho fica atrás apenas do Benfica, líder com 270 mil associados, Bayern de Munique, Arsenal, Real Madrid e Barcelona. Já o Palmeiras ocupa a 11ª colocação, com 82 mil inscritos. O Grêmio vem logo atrás, em 12º, com 80 mil. 

O líder do ranking, o Benfica, é uma referência no assunto. O time português possui 270 mil sócios o que significa que cerca de 4% dos torcedores são associados. Entre o time de Portugal e o Colorado, figuram as grandes potências do futebol mundial: Bayern possui 238 mil, seguido por Arsenal (225 mil), Real (206 mil) e Barcelona (154 mil).

Publicidade

Os programas de sócio-torcedor aparecem como uma fonte de receita, em um momento que os clubes brasileiros estão cheios de dívidas. Segundo o Estadão, somente em 2013, a fidelização rendeu R$ 39 milhões aos cofres do Internacional. O Palmeiras registrou crescimento expressivo neste início de 2015, com 18 mil novos contribuintes – o que fez a diretoria creditar ao sucesso do programa a contração de 16 reforços para a temporada.

Veja o ranking:

1º: Benfica (Portugal)

Publicidade

2º: Bayern de Munique (Alemanha)

3º: Arsenal (Inglaterra)

4º: Real Madrid (Espanha)

Publicidade

5º: Barcelona (Espanha)

6º: Internacional (Brasil)

7º: Porto (Portugal)

Publicidade

8º: Borussia Dortmund (Alemanha)

9º: Internazionale (Itália)

10º: Manchester United (Inglaterra)

Publicidade

11º: Palmeiras (Brasil)

12º: Grêmio (Brasil)

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.