Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Especial

GRE-NAL NA FINAL: Relembre como foi a decisão do Gauchão de 2010

Grêmio e Internacional decidem a partir do próximo domingo, 26, mais uma edição do Campeonato Gaúcho. E o retrospecto entre as duas equipes em decisões mostra um enorme equilíbrio. Até hoje, a dupla Gre-Nal se encontrou em 36 finais de Gauchão, com 18 conquistas para cada lado. Mais do que o desempate, o duelo deste ano tem significados diferentes para ambos. Enquanto o Tricolor busca quebrar o jejum de títulos no Estadual, o Colorado quer aumentar sua hegemonia no Rio Grande do Sul.

Para entrar no clima do maior clássico do Sul do país, o Portal Gaz está relembrando desde a última terça-feira, 21, como foram as seis últimas decisões entre os dois clubes. Nesta sexta-feira, 24, vamos mostrar como foi a decisão do Gauchão de 2010, que garantiu o 36º título estadual do Grêmio. Todos os dias, até a data da primeira partida da grande final, os leitores poderão mergulhar no tempo e lembrar como foi o desempenho do seu time nas ocasiões.

1997 – A arrancada de Fabiano 
1999 – Surge um novo craque: Ronaldinho Gaúcho
2006 – A nuca salvadora de Pedro Júnior

2010 – A vez dos “Meninos da Azenha”
2011 – Virada emocionante e conquista colorada nos pênaltis
2014 – Massacre vermelho em Caxias do Sul

Publicidade

Campeonato Gaúcho 2010

Assim como em 2006, na edição de 2010 do Gauchão, Grêmio e Internacional entravam na competição em situações distintas. Pelos lados da Azenha, o foco era a conquista da Copa do Brasil. Para isso, o clube abriu os cofres e reforçou-se com nomes como Leandro, Hugo e Borges, multicampeões pelo São Paulo. No Beira-Rio, o discurso não poderia ser outro: dar prioridade à Taça Libertadores. Para isso, a base vice-campeã do Brasileirão foi mantida. A principal novidade foi a chegada do técnico Jorge Fossati, campeão da Copa Sul-Americana pela LDU.

O regulamento da competição era o mesmo de 2009. Dois turnos (Taça Fernando Carvalho e Taça Fábio Koff) com fase de grupos e mata-mata. Os vencedores de cada turno se enfrentariam na grande decisão. No 1º turno, o Inter teve melhor campanha, mas parou no meio do caminho, sendo eliminado pelo Novo Hamburgo em pleno Beira-Rio. A equipe do Vale dos Sinos chegaria até a final, mas foi derrotada pelo Grêmio. O troco colorado viria no returno. O Grêmio, que estava 100%, caiu diante do Pelotas no Olímpico. O Inter aproveitou a ausência do rival e, mesmo com uma campanha irregular, levantou a taça batendo a equipe da Zona Sul por 3 a 2.

Publicidade

Depois de quatro anos, a dupla Gre-Nal voltava a se encontrar em uma decisão de Gauchão. A conquista da Taça Fábio Koff e a boa campanha na fase de grupos da Libertadores deixou a torcida do Inter empolgada para o confronto. Já os gremistas confiavam na sua equipe, que chegou a ser apelidada de “Meninos da Azenha” pela mídia, numa comparação com os “Meninos da Vila” do Santos, que davam show no Paulistão e na Copa do Brasil. Não dá para dizer que havia favoritismo de uma equipe ou outra. As duas chegaram em condições iguais para o primeiro confronto, disputado no Beira-Rio.

Num domingo muito chuvoso em Porto Alegre, Inter e Grêmio fizeram uma grande partida, com muitas chances de gol para ambos os lados. As duas equipes foram para o intervalo com o placar zerado e voltaram para a etapa final dispostos a saírem com a vitória. Mas foi o Grêmio que se deu bem. Em dois lances de bola parada, Rodrigo e Borges marcaram de cabeça e garantiram o triunfo gremista na casa do rival: 2 a 0. Poderia até ter sido mais, tamanha a superioridade tricolor na metade final do 2º tempo. A boa vantagem construída no confronto de ida fez a torcida do Grêmio lotar o Olímpico no dia 2 de maio: mais de 44 mil pagantes.

O Inter sabia que não poderia jogar fechado. Para reverter a vantagem gremista, precisaria ir ao ataque. E foi o que aconteceu. Os minutos iniciais no Olímpico foram de uma intensa blitz colorada no campo de defesa do Grêmio. Com apenas 9 minutos de jogo, Giuliano, hoje no Grêmio, aproveitou um rebote e chutou de fora da área para abrir o placar. Era tudo o que o Inter precisava: fazer um gol cedo. Mas não passou disso. Depois do tento colorado, o Tricolor acordou e foi para cima buscar o empate, que lhe daria a tranquilidade. Também não atingiu seu objetivo. No 2º tempo, as duas equipes estavam visivelmente cansadas. E o Inter ensaiou uma pressão nos minutos finais. A defesa gremista conseguiu segurar o ímpeto colorado e o placar não se alterou. Mesmo com derrota por 1 a 0, o Grêmio sagrou-se campeão do Gauchão, taça que não conquistava desde 2007. 

Publicidade

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 0x1 INTERNACIONAL
CAMPEONATO GAÚCHO 2010 – FINAL

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Data: 2 de maio de 2010
Arbitragem: Leandro Vuaden
Público: 44.727 pagantes
Cartões amarelos: Edilson (Grêmio); Ronaldo Alves e Nei (Internacional)
Cartão vermelho: Taison (Internacional)
Gol: Giuliano (Internacional), aos 9 minutos do 1º tempo

GRÊMIO: Victor; Edilson, Ozéia, Rodrigo e Neuton (Joílson); Adilson, William Magrão, Leandro (Hugo) e Douglas (Fábio Rochemback); Jonas e Borges
Técnico: Silas

Publicidade

INTERNACIONAL: Abbondanzieri; Bolívar, Ronaldo Alves (Kleber Pereira) e Fabiano Eller; Bruno Silva (Nei), Sandro, Glaydson, Giuliano e Kléber; Taison e Walter (Thiago Humberto)
Técnico: Jorge Fossati

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.