Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Futebol

Doze campeões estaduais serão conhecidos neste domingo

Não é somente o Campeonato Gaúcho que terá seu grande campeão definido neste domingo, 3. Além do vencedor do Gre-Nal 406, serão conhecidos os campeões de outros 11 campeonatos estaduais pelo país. Em São Paulo, no principal torneio estadual do país, Santos e Palmeiras se enfrentam na Vila Belmiro, que estará lotada. Após perder por 1 a 0 no jogo de ida, no Allianz Parque, o Peixe conta com o talento da dupla Robinho e Ricardo Oliveira para alcançar o sexto título regional nos últimos dez anos. Já o Verdão joga pelo empate e quer acabar com o jejum de sete anos sem conquistar o torneio.

No Rio de Janeiro, mais de 60 mil torcedores estarão no Maracanã para acompanhar a decisão do Campeonato Carioca entre Vasco da Gama e Botafogo. No duelo de ida, também disputado no “Maior do Mundo”, deu Vasco: 1 a 0, com gol de Rafael Silva, quase nos acréscimos do 2º tempo. O Gigante da Colina não levanta a taça da competição desde 2003 e pode até empatar para ficar com a taça. O Glorioso, campeão pela última vez em 2013 e time de melhor campanha na Taça Guanabara, precisa vencer por dois gols de diferença para ser campeão. Se devolver a vitória por um gol, levará a decisão para os pênaltis.

Na final mineira, a Caldense, uma das equipes mais tradicionais do interior de Minas Gerais, pode sagrar-se campeã estadual pela segunda vez na história. Para isso, precisa apenas de um empate contra o Atlético-MG no Estádio Municipal de Varginha – o Estádio Ronaldo Junqueira, casa da Veterana, não foi liberado para a decisão por ter capacidade inferior a 10 mil lugares. O Galo, mesmo tendo jogo importante pela Libertadores contra o Inter no meio de semana, usará força máxima para buscar o 43º título estadual.

Publicidade

Se em Minas uma equipe do interior busca o título estadual pela segunda vez, no Paraná a situação é diferente. Vice-campeão paranaense em 14 oportunidades, o Operário de Ponta Grossa, equipe mais antiga do interior do estado, quer o título inédito. Para isso, pode até perder por um gol de diferença para o Coritiba, no Couto Pereira. O Coxa, que foi o melhor time da primeira fase, tem que vencer por três ou mais gols para recuperar a hegemonia local.

Em Santa Catarina, duelo de primeira divisão em uma final recheada de polêmicas. O título de campeão catarinense pode ser decidido nos tribunais, pois o Joinville teria escalado irregularmente o jogador André Krobel para a partida contra o Metropolitano, ainda na fase hexagonal. O Figueirense, outro finalista, entrou com liminar pedindo a anulção da primeira partida (que terminou 0 a 0) suspender o segundo jogo e a reverter a vantagem na decisão. O presidente do TJD-SC afirmou que, em caso de novo empate na Arena Joinville, o campeão não será homologado pela federação.

Confira abaixo as demais decisões deste domingo:

Publicidade

BAIANO
Bahia x Vitória da Conquista
Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Jogo de ida: Vitória da Conquista 3×0 Bahia

CEARENSE
Ceará x Fortaleza
Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Jogo de ida: Fortaleza 2×1 Ceará

GOIANO
Goiás x Aparecidense
Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Jogo de ida: Aparecidense 0x2 Goiás

Publicidade

PARAENSE
Independente x Remo
Estádio Mangueirão, em Belém (PA)
Jogo único

PERNAMBUCANO
Santa Cruz x Salgueiro
Estádio do Arruda, em Recife (PE)
Jogo de ida: Salgueiro 0x0 Santa Cruz

SUL-MATOGROSSENSE
Ivinhema x Comercial
Estádio Saraivão, em Ivinhema (MS)
Jogo de ida: Comercial 0x0 Ivinhema

Publicidade

Outros estaduais

Há outros estaduais que terão jogos neste domingo, alguns já com confrontos decisivos. No Campeonato Alagoano, o CRB, adversário do Grêmio na próxima fase da Copa do Brasil, começa a decidir o 2º turno contra o Coruripe, fora de casa. O ASA de Arapiraca já está classificado para a grande decisão. Já no Mato Grosso, Ceov e Cuiabá fazem o primeiro jogo da decisão do Estadual na Arena Pantanal, na capital mato-grossense.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.