Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Escândalo no Futebol

Bom Senso usa música para comemorar prisão de Marin

O Bom Senso F.C., grupo formado por jogadores e ex-atletas que pedem mudanças no comando e na estrutura do futebol brasileiro, comemorou nesta quarta-feira, 27, a prisão do ex-presidente da CBF José Maria Marin. O grupo emitiu nota em que usa trecho da música “Cartomante”, de Ivan Lins e eternizada na voz de Elis Regina, que diz “Cai o Rei de espadas, Cai o Rei de ouros, Cai o Rei de paus, Cai não fica nada!”.

“É chegada a hora de discutir e investigar o comando do futebol brasileiro. O ambiente é de combate à corrupção estatal no Brasil e de investigação ao grande poder do futebol. É hora de democracia e transparência no futebol. Medidas concretas neste sentido estão presentes na MP 671, a MP do Futebol, que refinancia a dívida dos clubes. Por isso, é urgente e necessária a sua aprovação”, escreveu o grupo.

Publicidade

O Bom Senso trava batalha com a CBF pela aprovação na íntegra da medida provisória que determina o refinanciamento das dívidas fiscais dos clubes brasileiros, mas com contrapartidas, como a responsabilização dos dirigentes de problemas financeiros dos clubes, que não estão na pauta da CBF. Um dos líderes do Bom Senso, o ex-meia Alex pediu ao atual presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, que mude o nome do prédio da entidade, na Barra da Tijuca, no Rio, que hoje chama José Maria Marin.

Dilma diz que prisões permitirão maior profissionalização do futebol

A presidente Dilma Rousseff afirmou que o novo escândalo de corrupção que se abateu sofre a Fifa vai permitir uma maior profissionalização do futebol. “Toda a investigação sobre essa questão é muito importante. Não vejo como isso pode prejudicar o futebol brasileiro. Se tiver de investigar, investiga, em todas as Copas, todas as atividades”, disse Dilma Rousseff pouco antes de ser homenageada pelo Senado mexicano.

Publicidade

“Isso vale para todos, desde a operação Lava Jato até essa prisão. Há que investigar. Não vejo por que não”, acrescentou. Dilma também foi questionada sobre a ação da Justiça norte-americana, que divulgou que a CBF é acusada de corrupção em acordos comerciais. Segundo nota das autoridades americanas, as investigações incluem acusações sobre pagamento de suborno em relações ao contrato da CBF com uma grande marca esportiva americana e também pagamentos em relação a contratos da Copa do Brasil.

“O problema central é que na lei brasileira nós não temos poder de fazer a mesma investigação que fazemos na área pública na área privada. Eu não sei a base legal que motivou a procuradoria americana a fazer as detenções. Não tenho aqui como me manifestar para vocês”, disse Dilma. “Agora, a alteração que permite a investigação de crimes de corrupção que não estejam ligados diretamente ao setor público tem necessariamente de passar por uma alteração legal. A CGU investiga a administração centralizada da União, as empresas e todos aqueles municípios e Estados que recebem dinheiro da União. Tudo que foi na Copa do Mundo relativo a dinheiro nosso nós temos total direito de investigar. Nós, Ministério Público Federal, Polícia Federal. Agora, a Polícia Federal tem direito de investigar qualquer ação inidônea no Brasil”, completou.

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.