Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Duelos definidos

Copa do Brasil: Grêmio encara o Coritiba e Inter vai enfrentar o Ituano

A CBF realizou na manhã desta terça-feira, 4, o sorteio dos duelos da fase de oitavas-de-final da Copa do Brasil, na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Tetracampeão da competição (1989, 1994, 1997 e 2001), o Grêmio terá pela frente o Coritiba, que ocupa a lanterna do Campeonato Brasileiro. Já o Inter, que levantou a taça do torneio em 1992, vai ter um adversário teoricamente mais fácil: o Ituano, que não disputa nenhuma divisão do Brasileirão atualmente, mas foi campeão paulista no ano passado.

Chamam a atenção nesta etapa outros três confrontos. Flamengo e Vasco, os dois times de maior torcida do Rio, farão um dos duelos das oitavas. Os dois rivais já decidiram a Copa do Brasil em 2006, com o Rubro-Negro levando a melhor. Outro clássico regional será disputado entre dois alvinegros paulistas: Corinthians x Santos. Destaque também para Cruzeiro x Palmeiras, que já decidiram a competição duas vezes, com os mineiros conquistando o título em 1996 e o Alviverde dando o troco em 1998.

As 16 equipes foram divididas em dois potes. No pote 1 estavam as cinco equipes que representaram o Brasil na Copa Libertadores (Atlético-MG, Corinthians, Cruzeiro, Inter e São Paulo), além de Flamengo, Fluminense e Grêmio. Já no pote 2 estavam Ceará, Coritiba, Figueirense, Ituano, Palmeiras, Paysandu, Santos e Vasco.

Publicidade

O sorteio dos mandos de campo nas oitavas-de-final será realizado às 15 horas desta terça. A princípio, os confrontos devem acontecer nos dias 19 e 26 de agosto. Ao contrário das edições anteriores, porém, o chaveamento não será o mesmo até o final. Os duelos das quartas-de-final só serão conhecidos após um novo sorteio, ainda sem data para acontecer.

Sem gol qualificado na final

A principal novidade anunciada, porém, foi o fim do gol qualificado como critério de desempate na decisão da Copa do Brasil. Desde que a competição foi criada, em 1989, o gol fora de casa sempre teve peso maior, chegando até mesmo a decidir o torneio em algumas edições.

Publicidade

O Grêmio viveu os dois lados da moeda. Em 1991, o Tricolor perdeu a decisão para o Criciúma após dois empates: 1 a 1 em casa e 0 a 0 fora. Seis anos depois, em 1997, a equipe conquistou o tricampeonato graças ao gol fora, empatando em 2 a 2 com o Flamengo no Maracanã (o jogo de ida terminou 0 a 0). Já o Inter, em sua única conquista, se beneficiou do regulamento. Perdeu por 2 a 1 para o Fluminense nas Laranjeiras, mas o 1 a 0 no Beira-Rio lhe deu o título.

Veja os confrontos das oitavas-de-final da Copa do Brasil:

Internacional x Ituano
São Paulo x Ceará
Cruzeiro x Palmeiras
Flamengo x Vasco
Fluminense x Paysandu
Grêmio x Coritiba
Atlético-MG x Figueirense
Corinthians x Santos

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.