Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Números

RS foi o estado que mais cresceu em produção de leite

Dentro de estratégia da Secretaria da Agricultura estabelecida com a cadeia produtiva, de duplicar a produção de leite em 10 anos, o Rio Grande do Sul cresceu 10,3% entre 2012 e 2013. No período, saiu de 11 milhões para 12,3 milhões de litros por dia. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta semana. O veterinário Danilo Gomes, técnico da Câmara Setorial do Leite da Seapa, afirma que as políticas de incentivo ao setor projetam que, em 2020, o Estado alcançará o patamar de 20 milhões de litros por dia.

Uma das medidas é o tripé constituído pela criação do Prodeleite, Fundoleite e o Instituto Gaúcho do Leite (IGL). “São políticas de Estado que, independentemente dos governos, ajudarão a orientar, financiar e executar projetos e políticas de médio e longo prazo que norteiem o setor com vistas à melhoria da sanidade e da qualidade dos produtos lácteos”, define o secretário da Agricultura, Claudio Fioreze.

Também em uma década, a ideia é eliminar as duas doenças das propriedades gaúchas, certificando-as. Com isso, garantem-se sanidade do rebanho e do produto, abrindo mercado à exportação, uma vez que a rastreabilidade é uma das ações do programa. Entre os principais produtores do Brasil, o RS apresenta produção menos concentrada, conforme o levantamento. Para Gomes, outros fatores que ajudaram no crescimento são condições favoráveis de obtenção de crédito rural junto ao Pronaf, aumento de tecnologia nas propriedades, melhoria genética do rebanho e maior preço pago ao produtor.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.