Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Cinema

FBI responsabiliza Coreia do Norte por ciberataque contra Sony

O governo norte-americano acusou formalmente nesta sexta-feira, 19, de ser responsável pelo devastador ciberataque contra a Sony Pictures Entertainment, fornecendo o mais detalhado relato já feito da amplamente custosa invasão que poderia levar a uma resposta dos EUA. Em uma declaração, o FBI (polícia federal americana) disse ter provas suficientes para concluir que a Coreia do Norte estava por trás do ataque, que causou o vazamento de dezenas de milhares de emails e de outros materiais.

“As ações norte-coreanas tiveram a intenção de infligir danos significativos nos negócios americanos e suprimir o direito dos cidadãos americanos de se expressar. Tais ações de intimidação ficam fora do que é aceitável no comportamento de um Estado”, afirmou a declaração.

O caso do FBI cita, entre outros fatores, similaridades técnicas entre a invasão da Sony e outras “atividades cibernéticas maliciosas” vinculadas diretamente à Coreia do Norte. Autoridades do governo de Barack Obama previamente evitaram acusar abertamente a Coreia do Norte, mas disseram que estudavam várias opções como resposta. O comunicado desta sexta-feira não revelou quais são as opções sob consideração.

Publicidade

Após o ciberataque, hackers ameaçaram lançar ataques terroristas, fazendo a Sony cancelar o lançamento, no Natal, do filme “A Entrevista”. A comédia retrata uma conspiração para assassinar o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.