Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Chuvas

Tempestade já causa diversos estragos no interior do RS

Encontro de frente fria e massa de ar quente no Rio Grande do Sul causa um forte temporal que atinge o estado no final deste sábado, 20. O alerta da MetSul Metereologia no final da tarde já avisava que as fortes chuvas e ventos poderiam trazer consequências. Até mesmo a estação metereológica se surpreendeu com a velocidade de avanço da linha de tormentas, que segundo dados, era esperada apenas para domingo. O tempo que deve melhorar apenas na segunda-feira, 22, já castiga diversas cidades.

A chuva já atinge os municípios no Vale do Rio Pardo, e outras cidades da região. Em Santa Cruz do Sul a precipitação começou rapidamente surpreendendo. Os Bombeiros já atendem diversas ocorrências, foram relatados destelhamentos, quedas de árvores, e postes. Algumas regiões estão sem luz, assim que o temporal passar a AES Sul poderá informar a extensão dos danos na rede elétrica. A velocidade e força dos ventos deve causar mais estragos. Segundo o coordenador da Defesa Civil, tenente José Joaquim Dias Barbosa são inúmeras ocorrências na região que estão sendo atendidas.

Em Santa Cruz do Sul, no Bairro Esmeralda um posto de gasolina teve a cobertura arrancada pela força do vento. Na Rua Euclides Kliemann dois postes foram derrubados e estão inclinados sobre casas, expondo no chão a fiação.  Na Rua Marechal Floriano uma árvore caiu impedindo a passagem dos veículos que chegam no centro. No Acesso Grasel algumas árvores e galhos caíram também dificultando o trânsito de automóveis. No cruzamento entre as ruas São Paulo e Paul Harris no Bairro Arroio Grande, três árvores caídas trancam a via. Muitas sinaleiras não estão funcionando por causa da falta de energia, se pede aos motoristas que dirijam com cuidado.

Publicidade

Em Vera Cruz a maior parte da população se encontra sem fornecimento de energia. Uma parte do telhado do Hospital Vera Cruz foi levado com o vento e há relatos de que está chovendo dentro da instituição. Os pacientes da ala atingida estão sendo transferidos para o Hospital Santa Cruz. A ERS-409 que liga o município à Santa Cruz do Sul está parcialmente obstruída por uma grande quantidade de folhas e galhos caídos, e se recomenda atenção ao dirigir pela via.

Na fronteira, as cidades de Rosário do Sul, Bagé, Uruguaiana, São Gabriel, Dom Pedrito e Santana do Livramento tem várias ocorrências de casas destelhadas, postes caídos e demais danos causados pelo vendaval e algumas ocorrências de granizo. Nenhuma pessoa se feriu na região. Além de Santana do Livramento, Santiago, Alegrete e Cacequi tiveram danos na rede elétrica com interrupção do fornecimento de energia. Foram registrados ventos de até 80,2 km/h.

Atualizado às 20:19.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.