Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Chuvas

RS ainda tem 270 mil clientes sem luz após chuva

O temporal que atingiu quase todo o Estado do Rio Grande do Sul na noite de sábado, 20, provocou estragos em vários municípios. Por volta das 11h deste domingo, 21, ainda havia pelo menos 285 mil clientes sem luz. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as chuvas começaram por volta das 21h, no sul e oeste do Estado, se espalhando em algumas horas. Ela foi provocada por um sistema, que já era esperado, mas acabou ganhando força com o calor de até 35ºC que foi registrado na região. Com isso, ocorreram ventos de mais de 100 km/h, casas foram destelhadas e postes e árvores caíram.

Por volta das 11h deste domingo, a concessionária AES Sul ainda tinha em torno de 250 mil clientes sem luz, o que corresponde a cerca de 1 milhão de pessoas. Já a RGE apontava mais 35 mil clientes com falta de energia elétrica. Juntas, as duas empresas chegaram a ter 580 mil clientes sem energia durante o temporal, mas o número foi reduzido por consertos realizados no decorrer da madrugada. Ainda não há previsão de normalização.

A CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica) foi procurada na manhã deste domingo, mas ainda não respondeu quantos de seus clientes ainda tinha falta de luz. Uma das cidades mais atingidas pelo temporal foi Esteio, que registrou mais de 30 casas, 15 árvores caídas e seis postes. Segundo a Brigada Militar, algumas famílias tiveram que que buscar abrigo em casas de parentes porque os imóveis ficaram totalmente destelhados.

Publicidade

Segundo o Inmet, novos temporais podem acontecer neste domingo, agora por conta de uma frente fria que deve entrar no Estado no decorrer do dia. Com isso, as temperaturas também cairão de forma gradativa nos próximos dias. Segundo o instituto, as temperaturas mínimas poderão ficar abaixo dos 10ºC entre quarta, 24, e quinta-feira, 25.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.