Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Fast food

Com dificuldades, McDonald’s anuncia troca de presidente

Em meio às dificuldades enfrentadas em seus negócios globais, o McDonald’s anunciou nesta quarta-feira, 28, que vai substituir seu presidente, Don Thompson, em 1º de março. O vice-presidente executivo e diretor de marca, Steve Easterbrook assumirá o cargo e também o posto de Thompson no conselho da companhia.

Na semana passada, a companhia divulgou que suas vendas globais -considerando apenas as lojas com mais de um ano- caíram 1% em 2014. Foi a primeira redução desde 2002. Além disso, o lucro líquido registrou queda de 15% no ano, para US$ 4,8 bilhões. Em conferência com os investidores na última sexta-feira, 23, Thompson, afirmou que os resultados devem continuar sob pressão ao longo do ano, especialmente no primeiro semestre. “Nossos negócios continuam a enfrentar ventos contrários significativos”, disse.

“Steve é um executivo forte e experiente que administrou com sucesso nossos negócios no Reino Unido e na Europa e o conselho está confiante de que ele pode conduzir a companhia a melhores resultados financeiros e operacionais”, afirmou o presidente do conselho, Andrew McKenna, em nota.

Publicidade

Thompson, estava na empresa há 25 anos e foi o primeiro presidente-executivo negro do McDonald’s. Antes disso, também foi presidente dos negócios nos Estados Unidos e diretor operacional. “É difícil dizer adeus para a família McDonald’s, mas há um tempo para tudo”, disse no comunicado divulgado pela empresa. “Eu estou muito confiante ao passar o posto para o Steve, que vai continuar levando nossos negócios e nossa marca para frente.”

O McDonald’s enfrentou problemas em praticamente todas as regiões em que opera no ano passado -a exceção é a divisão em que está o Brasil, os outros países da América Latina e o Canadá, que teve aumento de 6,6% nas vendas.

Houve escândalos de vigilância sanitária na Ásia e questões geopolíticas na Europa -onde a rede acabou prejudicada pelos conflitos entre Rússia e Ucrânia. Seu maior concorrente, o Burger King, reduziu o cardápio, baixou os preços e passou a atrair quem antes buscava confiabilidade, rapidez e poucos gastos nos restaurantes da rede rival.

Publicidade

A companhia também enfrenta, nos Estados Unidos, a concorrência do segmento chamado de “fast casual”, restaurantes como Chipotle ou Shake Shack, focados em produtos de maior qualidade e que usam valores como “local” e “orgânico” para atrair os consumidores jovens. No fim de 2014, a maior rede de fast food do mundo começou a implementar uma ampla estratégia para recuperar seus clientes, que inclui um reposicionamento da marca, redução do cardápio e até hambúrgueres “gourmet”.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.