Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Mundo

Snowden negocia seu retorno aos EUA, diz advogado

Edward Snowden, asilado pela Rússia após divulgar informações confidenciais sobre a espionagem em massa feita pelo serviço de inteligência americano, está negociando a sua volta para os Estados Unidos, afirmou seu advogado nesta terça-feira, 3. “Não vou fazer segredo. Ele quer voltar para casa. E estamos fazendo tudo que é possível agora para resolver essa questão. Está trabalhando nisso um grupo de advogados dos EUA e da Alemanha, e eu estou cuidando da parte russa”, disse em entrevista coletiva Anatoly Kucherena, advogado de Snowden na Rússia.

“Snowden está preparado para retornar aos EUA, mas é necessária a garantia de um julgamento legal e imparcial”, adicionou Kucherena. Por enquanto, segundo o advogado, a única promessa feita pelo procurador-geral dos EUA é que, caso Snowden volte e seja submetido a um julgamento, ele não será condenado à pena de morte. O ex-analista da Agência de Segurança Nacional (NSA) recebeu asilo temporário da Rússia. Kucherena disse que, embora “viva como um homem livre”, Snowden deve ocultar detalhes de sua vida por motivos de segurança e deve ser sempre acompanhado por um guarda-costas.

“Certamente ele cumpre com medidas de segurança. Mas também viaja, vai as lojas, aos museus, aos teatros. É um homem livre”, afirmou o advogado. Os EUA querem julgar Snowden por vazar grande quantidade de informações sobre os programas secretos de vigilância da NSA. Os milhares de documentos vazados comprovam as operações de espionagem em massa feitas pelas autoridades americanas várias pessoas, incluindo chefes de Estado, como a presidente Dilma Rousseff.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.