Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Vacinação contra vírus HPV em meninas começa segunda

Começa segunda-feira, 9, a estratégia de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer de colo do útero. O público-alvo são meninas de 9, 10 e 11 anos, que no Rio Grande do Sul somam mais de 240 mil adolescentes. A meta é vacinar 80% delas – ou aproximadamente 190 mil.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) já repassou aos municípios as doses para o início da imunização e orientações sobre a utilização. 

A vacinação estará disponível nas cerca de 1,8 mil Unidades Básicas de Saúde do Estado. Em alguns municípios, também ocorrerá nas escolas públicas e privadas. Nas instituições de ensino, para receber a vacina as meninas precisarão apresentar o Termo de Autorização para Vacinação, assinado pelos pais ou responsáveis. Este documento será oferecido pelas escolas e poderá também ser acessado no site da Secretaria Estadual da Saúde, no banner da estratégia.

As meninas de 12 a 14 anos que tenham iniciado o esquema vacinal em 2014 e por algum motivo não receberam a 2ª dose (6 meses após a primeira) também deverão ser imunizadas. Em 2014, primeiro ano em que a vacina foi aplicada pelo SUS, direcionada a meninas de 11 a 13 anos, mais de 239 mil (ou 98%) receberam a primeira dose. Contudo, apenas 169 mil (ou 69%) tomaram a segunda até o final do ano passado.

Publicidade

O esquema vacinal recomendado consiste em três doses. A segunda deve ser administrada seis meses após a primeira, e a terceira, 60 meses depois da dose inicial. As meninas que se vacinarem pela primeira vez agora em março, terão a segunda dose em setembro. E a terceira deverá ser recebida cinco anos após a primeira dose.

Neste ano, também será imunizado o público feminino de 9 a 26 anos de idade vivendo com HIV, que no Rio Grande do Sul corresponde a cerca de 5 mil pessoas. Essa população foi incorporada como prioritária porque as complicações decorrentes do HPV (como neoplasias anogenitais e as lesões intraepiteliais) são mais frequentes em pacientes portadores de HIV e de Aids.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.