Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Porto Alegre

Cpers aprova desfiliação da CUT após assembleia

A desfiliação do Centro dos Professores do Rio Grande do Sul (Cpers) da Central Única dos Trabalhadores (CUT) foi aprovada em assembleia realizada pela categoria na tarde desta sexta-feira, 27. No encontro, ocorrido no Gigantinho, em Porto Alegre, os professores também definiram a pauta de reivindicações e garantiram que farão greve caso tenham seus salários parcelados. Cerca de 6 mil associados participaram da assembleia, segundo o Cpers.

A categoria foi convencida pelo argumento de que a CUT estaria ligada aos interesses do governo de Dilma Rousseff. Em função disso, as reivindicações dos professores estariam limitadas. Há quase 19 anos, o Cpers esteve vinculado à Central Única dos Trabalhadores. O Cpers é um dos maiores sindicatos do Estado e conta com cerca de 81 mil associados, conforme dados da própria CUT.

A secretária-geral da CUT do Rio Grande do Sul, Simone Goldschmidt, disse que mesmo após a decisão dos professores, a entidade vai continuar apoiando a categoria. Segundo ela, a educação e os profissionais da área estariam acima de disputas internas da política. Já a presidente do Cpers, Helenir Aguiar Schürer, avaliou a decisão da categoria de forma negativa. Para ela, a oposição estaria mais preocupada com a desfiliação do que com as reivindicações dos professores.

Publicidade

Durante a assembleia, o Cpers aprovou a nomeação de concursados, a garantia de royalties para a educação, o reajuste de 13,01% do piso do magistério, entre outras pautas. Os professores também aprovaram uma paralisação para o dia 24 de abril, o Dia de Luta em Defesa do Pagamento do Piso. No dia 1º de maio, a categoria promoverá outra paralisação e um ato público em Porto Alegre. Na data será realizada uma mobilização das Centrais Sindicais.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.