Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SwissLeaks

Agentes e empresários de futebol estão na lista de correntistas do HSBC suíço

Pelo menos cinco nomes de pessoas ligadas ao futebol nacional estão entre os 8.667 brasileiros que tiveram contas no banco HSBC da Suíça em 2006 e 2007. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira, 30, pelo jornal O Globo, em parceria com o portal UOL.

Aparecem na lista os agentes Reinaldo Pitta, Eduardo Uram e Richard Alda – citados no site da Federação Internacional de Futebol (Fifa) como aptos a gerenciar a carreira de jogadores no Brasil – e os empresários Renato Tiraboschi e Octavio Koeler, ex-sócios do ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Ricardo Teixeira e que, segundo o jornal, aparecem no relatório da  Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Futebol, realizada nos anos 2000.

A investigação jornalística sobre o caso, conhecida como SwissLeaks, é comandada pelo ICIJ, sigla em inglês para Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos. As investigações dão conta, até o momento, de que houve sonegação e evasão fiscal por parte do banco e de alguns correntistas, de vários países. Ter uma conta numerada no exterior não pressupõe necessariamente crime e implica declaração dos valores à Receita e ao Banco Central.

Publicidade

O jornal informou que procurou, na última semana, todos os citados. Os que foram localizados negaram ter mantido conta na Suíça, assim como ter cometido qualquer irregularidade em suas movimentações financeiras. 

Segundo a publicação, Pitta foi o primeiro empresário do ex-atacante Ronaldo Fenômeno e, atualmente, agencia o goleiro Paulo Victor, do Flamengo, e o atacante Emerson Sheik, do Corinthians. Eduardo Uram é o agente do lateral direito Léo Moura, que já foi do Flamengo e está jogando atualmente nos Estados Unidos.

Richard Alda, que atuou nas divisões de base do Fluminense, já cuidou da carreira de jogadores como o lateral esquerdo Marcelo, que hoje está no Real Madrid. Atualmente, ele agencia o volante Arouca, do Palmeiras. Os empresários Renato Tiraboschi e Octavio Koeler intermediaram contratos para a CBF.

Publicidade

Em resposta ao jornal O Globo, Reinaldo Pitta disse que nunca teve conta no banco. Por telefone, ele respondeu que a chance de seu nome estar nas planilhas do HSBC suíço “é a mesma de ser imortal”.
Por telefone, Uram também negou que tenha tido conta no HSBC da Suíça e que considera a informação “um absurdo”. Depois, por e-mail, ele disse que não tem conhecimento de documentos que o relacionem à qualquer conta-corrente no banco. Uram afirmou que está tentando obter uma certidão negativa que ateste a inexistência da conta.

Octavio Koeler atendeu ao O Globo por telefone e também negou ter tido conta no HSBC. Richard Alda e Renato Tiraboschi foram procurados por telefone e e-mail, mas não responderam ao jornal.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.