Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Governo confirma reajuste de até 7,7% no preço dos medicamentos

O preço dos medicamentos deve sofrer reajuste de até 7,7% neste ano. O índice foi divulgado nesta terça-feira, 31, no Diário Oficial da União. O valor, definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, confirma os cálculos de indústrias do setor, divulgados na última semana. Segundo o governo, os remédios devem ter seus preços reajustados em, no máximo, 5%, 6,35% e 7,7%, conforme a categoria do produto.

Os índices, embora ainda dentro da inflação do período, são superiores aos do ano passado, quando os valores máximos permitidos para o reajuste eram de 1%, 3,35% e 5,7%. Os novos índices foram calculados com base em fatores como produtividade, custo dos insumos e concorrência dentro do setor. 

Ao todo, 9.120 medicamentos estão sujeitos ao novo reajuste. O aumento, no entanto, embora passe a valer a partir desta terça, 31, não deve chegar imediatamente às farmácias. A previsão do setor é que as primeiras variações de preço ocorram entre junho e julho, com a reposição dos estoques. Indústria e varejo também podem praticar um reajuste menor do que permitido, principalmente em casos de produtos de grande concorrência.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.