Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

África

Candidato da oposição vence eleição presidencial da Nigéria

O candidato da oposição da Nigéria, o ex-ditador militar Muhammadu Buhari, derrotou o presidente Goodluck Jonathan na eleição presidencial por uma diferença de mais de 2 milhões de votos. Buhari conquistou 15,4 milhões de votos, enquanto Jonathan obteve 13,3 milhões, indicou nesta terça-feira, 31, contagem da agência Reuters em todos os 36 estados do país. Jonathan, que tentava a reeleição, telefonou para Buhari nesta terça para parabenizá-lo pela vitória na eleição deste fim de semana, disse Lai Mohammed, um porta-voz do líder eleito.

“Penso que ele reconheceu sua derrota. Sempre houve o temor de que ele não fizesse isso, mas ele permanecerá como um herói por ter tomado essa medida. A tensão cairá dramaticamente”, disse. Se o reconhecimento da derrota for confirmado, marcaria a primeira vez na história da Nigéria em que um partido da oposição retirou democraticamente o controle do país do partido governista.

O austero e rígido general reformado, que diz ter se convertido à democracia, prometeu que porá fim a uma insurgência no norte travada pelo Boko Haram, reduto da facção extremista que deixou milhares de mortos, muitos dos quais civis, sequestrou até meninas e jurou lealdade ao Estado Islâmico. Críticos e partidários concordam que Buhari é um líder que não tratou o Tesouro do país como seu banco pessoal.

Publicidade

Durante sua breve ditadura (1984-1985), ele governou com mãos de ferro, prendendo pessoas até mesmo por desordem e ordenando funcionários que chegavam atrasados a fazer agachamentos. Ele silenciou a imprensa e prendeu jornalistas para esconder a crescente crise econômica enquanto caía o preço do petróleo, do qual a economia da Nigéria depende. No fim, ele foi deposto por seus próprios soldados.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.