Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rio Grande do Sul

Comercialização de peixes na Semana Santa deve ultrapassar 3,2 mil toneladas

“Englobamos, neste levantamento, apenas os produtores que atendemos”, afirmou o assistente técnico estadual em Piscicultura e Pesca da Emater/RS-Ascar, Henrique Bartels. Comparado com a Semana Santa do ano passado, houve uma redução do volume de peixes a ser comercializado, passando de 3.268.067 quilos para 3.224.217 quilos, uma redução de 1,3%, muito embora o número de escritórios informantes também tenha diminuído, passando de 418 para 390. Quando comparado com o preço praticado em 2014, o aumento foi de 5,8% (de R$ 9,13 para R$ 9,66 o quilo).

Em todo o Estado, são realizadas, neste período, 347 feiras, e há comercialização de peixes em outros 5.605 locais, como pesque-pague, nas propriedades dos criadores, na residência do pescador, na beira da praia, na beira do rio e por ambulantes.

Seja inteiro, eviscerado ou filé, entre os peixes de água doce, são comercializados bagre, carpas, dourado, grumatã, jundiás, linguados, piavas, tilápias e violinhas. Já entre os de água salgada, estão abrótea, covina, papa-terra, sardinha, tainha, viola e camarão. “Dos peixes de água doce, que são a maioria, a maior comercialização é de carpas, com 70% de vendas”, destaca Bartels, ao citar, como segundo maior consumo, a tilápia, com 12% de vendas.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.