Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Data

Confira dicas para não cair nas mentiras do 1º de abril

Mesmo já conhecido como o Dia da Mentira, o 1º de abril ainda faz muita gente cair em pegadinhas. Não que em outras datas a mentira não esteja presente, mas é nesse dia que o número de “bobos” aumenta. Então, fique ligado, pois é bem possível que alguém tente mentir para você hoje. Aliás, já conhece a origem do Dia da Mentira? Aproveite para conhecer mais sobre a data aqui!

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, aponta que, em geral, uma pessoa conta três mentiras a cada dez minutos. Estudos mostram que o corpo do mentiroso fala enquanto ele conta algo, deixando escapar sinais que entregam a inverdade.

Para evitar que caia em brincadeiras, que, inclusive, podem ser de mau gosto, separamos algumas dicas para identificar um mentiroso. Porém, é preciso ter cuidado. Nem todos que agirem das formas a seguir estarão contando uma mentira. Deve-se levar em conta as manias que cada pessoa possui. 

Publicidade

OLHAR – Ao contar uma mentira, a pessoa tem dificuldade em manter o contato ocular com naturalidade. Além disso, é comum que o mentiroso fixe o olhar de forma exagerada para convencer o outro de que fala a verdade. Essas pessoas geralmente sabem que o desvio de olhar é visto como sinal de mentira. Os mentirosos também costumam ter piscadas mais longas. Olhar para o lado esquerdo ao ser questionado também indica que a pessoa vai mentir. Os especialistas explicam que o lado esquerdo é o da criação, enquanto o direito é o da memória. Portanto, se a pessoa olha para o lado esquerdo é bem possível que ela vá criar a resposta. Já quem olha para o lado oposto apenas busca resgatar a resposta na memória.

VOZ – Outra indicação de que alguém está mentindo está no tom de voz. Os especialistas alertam que, além do tom não ficar firme, ele também pode ficar baixo e a fala ser projetada para dentro. Pausas durante a fala podem demonstrar que a pessoa está criando mais informações. Em função do nervosismo, o corpo pode parar de produzir saliva e o mentiroso começa a “engolir seco”, conforme os especialistas. Se justificar demais e tentar “dar rodeios” são outros sinais de que uma mentira está sendo contada.

MÃOS – A ansiedade e o nervosismo de quem mente também afeta a temperatura periférica, que tende a cair. Com isso, quem mente tende a ficar com as mãos e os pés gelados. Colocar as mãos nos bolsos enquanto fala pode ser um sinal de que a pessoa está tentando esconder algo. Quem fala a verdade tende a deixar as mãos abertas e viradas para a pessoa que ouve, indicando tranquilidade em relação ao que é falado.

Publicidade

PELE – A cor da pele também pode alterar enquanto uma mentira é contada. Os especialistas dizem que o nervosismo pode deixar a pessoa mais pálida ou mais vermelha.

COCEIRA – Como o cérebro discorda do que está sendo contado pelo mentiroso, é bem provável que surjam coceiras pelo corpo de quem fala. A pessoa que mente pode levar as mãos à boca, aos ouvidos e à cabeça, como uma negativa do cérebro.

FACE – A fala de quem conta uma verdade deve estar de acordo com a feição. Segundo o professor Castilho, se alguém conta que algo estava “muito legal”, a face deve representar felicidade. Se o que é contado for bom e a feição indicar desprezo ou tristeza, pode indicar que o que foi falado era mentira.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.