Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rio Grande do Sul

Governo se mobiliza para incentivar doações a fundos estaduais

A secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, e o secretário de Justiça e Direitos Humanos, César Faccioli, reuniram-se, na manhã desta quarta-feira, 1º, no Palácio Piratini, com representantes do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC-RS) para debater ações de incentivo a doações para os fundos estaduais especiais.

O governo do Estado vem mobilizando diversas entidades com o objetivo de informar e sensibilizar a sociedade para a possibilidade de contribuir com os fundos estaduais da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa. As doações podem ser deduzidas do Imposto de Renda devido, dentro dos limites estabelecidos pela legislação federal. “Queremos sensibilizar os gaúchos para a possibilidade de optar pela contribuição, para que esses recursos fiquem no Rio Grande do Sul e beneficiem entidades que atendem a esses públicos”, explicou Maria Helena.

O presidente do CRC-RS, Antônio Palácios, ressaltou que os contadores também devem ser envolvidos, para que os contribuintes recebam informações corretas e qualificadas sobre a possibilidade de doação de parte do imposto devido. José Carlos Mello, integrante da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social da entidade, lembrou que as prefeituras devem buscar a habilitação junto aos fundos estaduais para receber os recursos, uma vez que cerca de 50% dos municípios não são cadastrados.

Publicidade

Antônio Palácios ainda sugeriu a assinatura de um termo de cooperação entre a entidade e o Gabinete de Políticas Sociais, no qual o CRC poderá disponibilizar profissionais da contabilidade para ministrarem palestras de sensibilização e de esclarecimento sobre os procedimentos relativos às doações e seus benefícios.

Também participaram do encontro o vice-presidente de Relações Institucionais do CRC, Pedro Gabril da Silva, a coordenadora regional do Programa de Voluntariado da Classe Contábil, Sílvia Grewe, e o membro da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social, Adão Haussen Vargas.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.