Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Economia

Dólar sobe no dia, mas fecha terceira semana seguida em queda

O dólar interrompeu sequência de três quedas e fechou em alta nesta sexta-feira, 17, influenciado por dados de inflação nos Estados Unidos. A moeda americana, porém, registrou desvalorização pela terceira semana seguida, com um alívio no cenário político no Brasil e no exterior. No dia, preocupações de investidores com o aumento de preços ao consumidor nos EUA em março e as dúvidas sobre a capacidade da Grécia de pagar seus empréstimos influenciaram a cotação da moeda.

Nos Estados Unidos, os preços ao consumidor subiram 0,2% em março, pressionados pelo aumento do custo da gasolina e de moradias. Em fevereiro, o índice também tinha tido alta de 0,2%. A inflação é um dos dados observados pelo Federal Reserve (Fed, banco central americano) na hora de definir sua política monetária. O dólar à vista, referência no mercado financeiro, fechou em alta de 1,55%, para R$ 3,068. Na semana, porém, caiu 0,40%, enquanto no mês a queda é de 4,2%. Em 2015, o dólar à vista tem valorização de 15,9%.

O dólar comercial, usado em transações no comércio exterior, registrou valorização de 0,86%%, para R$ 3,043. Na semana, a queda do dólar foi de 0,94%, e em abril a desvalorização já alcança 4,7%. No ano, a moeda mantém alta de 14,3%. Das 24 principais moedas emergentes, 11 se desvalorizaram em relação ao dólar. O Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, fechou em baixa de 1,32%, para 53.954 pontos. Na semana, o índice caiu 0,48%.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.