Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Terrorismo

Estado Islâmico divulga vídeo que mostra a execução de cristãos etíopes

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) publicou neste domingo, 19, um vídeo com imagens de cerca de 30 homens, supostamente cristãos etíopes, sendo executados na Líbia. Aimagens, que somam 29 minutos de duração, foi postado em sites jihadistas e mostra um grupo de pelo menos 16 homens decapitados em uma praia e um outro grupo de 12 pessoas baleadas à morte em uma área de deserto. Eles são identificados como membros da “Igreja etíope inimiga”.

A execução, segundo o vídeo, cuja autenticidade ainda não pôde ser verificada, ocorreu em alguma parte do sudeste da Líbia, região conhecida tradicionalmente pelo nome de Fazan. Antes dos assassinatos, um homem vestido de preto falou em inglês, afirmando que o Estado Islâmico mantém uma batalha entre “a fé e a blasfêmia” e “a verdade e a falsidade, enquanto que os outros algozes, um atrás de cada prisioneiro, aparecem completamente vestidos em trajes militares, e permanecem em silêncio. Todos estão mascarados.

Em meados de fevereiro, o EI divulgou um vídeo que mostra a decapitação de 21 homens em uma praia, a maioria confissão copta egípcia, com uma produção semelhante ao vídeo divulgado neste domingo. O EI controla áreas inteiras da Síria e do Iraque, onde proclamou um califado, em que multiplica assassinatos e execuções. Alguns desses atos são filmados em vídeo e transmitidos – como o deste domingo – como forma de propaganda para os jihadistas.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.