Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Xanxerê

Tornado causa duas mortes e deixa feridos em SC

ATUALIZADO ÀS 10H45 DE TERÇA-FEIRA

Em apenas 10 minutos, mais de 1,3 mil de casas foram danificadas por um temporal em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina. Além dos prejuízos, o tornado que atingiu o município na tarde desta segunda-feira, 20, provocou duas mortes e deixou feridos. Segundo dados da Prefeitura de Xanxerê, cerca de 120 pessoas permaneciam internadas na manhã desta terça, 21. 

Conforme a MetSul Meteorologia, os danos foram severos e em faixa delimitada da cidade. “Os estragos são ainda condizentes com um tornado no limite superior de um F1 na escala Fujita (vento de 150 a 180 km/h), mas dada a flutuação da intensidade do vento neste tipo de fenômeno é possível que em alguns pontos tenha alcançado a categoria F2 (vento acima de 180 km/h)”, informaram os meteorologistas em um comunicado na rede social Facebook. No entanto, conforme a Defesa Civil de Santa Catarina, os ventos chegaram a uma velocidade próxima aos 84 quilômetros por hora. 

Publicidade

Um balanço divulgado no começo da noite pelo coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, apontou que mais de 500 residências foram atingidas, entretanto, até a manhã desta terça, o número já havia aumentado para 1,3 mil. As famílias que tiveram suas casas destruídas foram levadas para abrigos de Xanxerê.

Os feridos foram encaminhados para o Hospital Regional São Paulo, que solicitou ajuda de voluntários para os atendimentos. De acordo com a Folha do Oeste, outros municípios do Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina também sofreram prejuízos, mas sem gravidade.

Mais de 190 mil unidades, nas regiões da Concórdia e de Chapecó, ficaram sem energia elétrica após o temporal. Em Xanxerê e outras cinco cidades, a concessionária responsável é a Iguaçu Energia. Segundo a empresa, em todos os municípios atendidos o número de clientes atingidos chega a 33 mil. Como a internet e os celulares ficaram sem sinal, as autoridades enfrentaram dificuldades para comunicação. 

Publicidade

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.