Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Catarina

Governo se mobiliza para atender moradores de Xanxerê

O governador Raimundo Colombo determinou que todas as instituições do Governo de Santa Catarina devem atuar de maneira integrada para atender os moradores de Xanxerê, no Oeste do Estado. A cidade foi atingida, na tarde de segunda-feira, 20, por um fenômeno climático que se assemelha a um tornado. 

O trabalho conta com apoio de instituições que compõe o Grupo de Ações Coordenadas (Grac). A Polícia Militar, além de auxiliar no atendimento emergencial, cedeu um caminhão para transportar os materiais de auxílio humanitário de municípios vizinhos para Xanxerê. São distribuídos kits de acomodação, água potável, lonas e telhas.

O Serviço Aeropolicial (Saer) da Polícia Civil também acompanha a situação e oferece auxílio no atendimento. A Secretaria de Saúde de Santa Catarina deve reforçar as equipes para atender os feridos. Dois coordenadores regionais da Defesa Civil de Santa Catarina ainda trabalham em Xanxerê para realizar um levantamento oficial do número de afetados, desabrigados e ou desalojados.

Publicidade

O secretário-adjunto de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, acompanha todas as ações na região. Durante o temporal isolado, cinco torres de energia teriam sido arrancadas do solo, ocasionando queda de energia em cerca de 200 mil unidades consumidoras. Até o momento, a Defesa Civil contabiliza duas mortes em decorrência do vendaval.

O Grupo de Ações Coordenadas do Estado estima que haja mais de mil desabrigados, além de um volume ainda não calculado de residências destelhadas e postes derrubados. Conforme dados da Prefeitura, mais de 1,3 mil casas teriam sido danificadas.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.