Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

País

Caminhoneiros iniciam nova greve

ATUALIZADO ÀS 7H10 DE QUINTA-FEIRA

Por pressão de grandes empresas, principalmente as ligadas ao agronegócio, o governo rompeu um acordo com caminhoneiros e decidiu não criar uma tabela com valor mínimo para o frete. O rompimento levou líderes de caminhoneiros autônomos a anunciar uma paralisação geral da categoria a partir dessa quinta-feira. A categoria já havia parado em março para pressionar o governo a sancionar modificações na lei dos caminhoneiros e criar a tabela.

Após quase dois meses de negociações entre representantes do governo e dos caminhoneiros, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, anunciou que o governo não faria uma tabela de frete mínimo, criando apenas uma tabela referencial. Associações de grandes empresas se posicionaram oficialmente contra a tabela de frete mínimo.

Publicidade

Após o anúncio, cerca de 50 representantes da categoria saíram da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) aos gritos de “o Brasil vai parar”. Vários deles já se articulavam com outros líderes por mensagens nas redes sociais para iniciar a mobilização da categoria.

Os caminhoneiros são contra a tabela referencial porque ela existe desde o ano 2000 e nunca foi cumprida. A planilha separa os custos por distância, e os valores variam de R$ 0,13 a R$ 0,05 por tonelada/km, a depender da distância, valor próximo ao cobrado atualmente.

Desde a greve em março, governo, caminhoneiros e empresários formaram um grupo de trabalho para estudar a tabela. A reportagem apurou que foram criados textos para uma MP, um decreto e uma resolução para frete mínimo.

Publicidade

Mas a iniciativa foi vetada pela Casa Civil. O ministro Rossetto tentou explicar aos caminhoneiros que o governo considerava que a tabela de frete mínimo seria inconstitucional e não funcionaria por não haver formas de fiscalizar o preço. 

Ele ainda apresentou reivindicações dos caminhoneiros atendidas recentemente e disse que haveria uma mesa de negociação com empresários. Mas os caminhoneiros rejeitaram a ideia. “É sempre em benefício de políticos e grandes grupos. Não aceitamos a [tabela] referencial de jeito nenhum”, afirma Diego Mendes, caminhoneiro autônomo da região Nordeste.

Para o ministro, a maioria dos caminhoneiros reconhece as conquistas alcançadas após a greve e só há desacordo sobre a tabela. “Acreditamos que as medidas estão sendo compreendidas pelos caminhoneiros. Achamos que haverá um grande, amplo apoio da categoria”, diz.

Publicidade

O presidente do Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos de Ijuí, Carlos Alberto Litti Damer afirmou que a categoria vai repetir os bloqueios nas estradas como em fevereiro. Ele assegurou que somente os caminhões com ajuda para o município de Xanxerê, atingido na segunda-feira por um tornado, terão passagem liberada. Ainda não há informações sobre as estradas gaúchas que serão boqueadas.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.