Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

1º trimestre

Estado registra aumento dos casos de acidentes tóxicos

O Centro de Informações Toxicológicas do Rio Grande do Sul (CIT) da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps) registrou no primeiro trimestre deste ano 7.325 casos de acidentes tóxicos. O dado aponta crescimento do número de casos intoxicação em relação ao ano passado, que somou no mesmo período 6.842 casos.  A informação é proveniente do plantão de urgência 24 horas do CIT, através do número 0800.

Segundo a avaliação do diretor do CIT, Alberto Nicolella, os números significam um aumento, que em parte foi decorrência do acréscimo dos registros de intoxicação por animais peçonhentos. Do total, 44% das intoxicações atendidas pelo plantão permanente foram causadas por animais peçonhentos: serpentes, aranhas, escorpiões e lagarta taturana. No ano passado, foram 37%.

Os dados revelam que a população está mais exposta aos animais peçonhentos, mas também registra o crescimento das intoxicações por medicamentos. No trimestre, 22% dos atendimentos foram em decorrência da ingestão incorreta de medicamentos. Deste total, 70% refere-se a ingestão acidental. Nestes casos, na maioria crianças menores de seis anos de idade. Outros 15%, trata-se de autoagressão.

Publicidade

O CIT presta orientação frente a acidentes tóxicos, em caráter de emergência e em regime de plantão permanente (24 horas/dia) pelo 08007213000 em caso de ingestão de pesticidas agrícolas ou domésticos, saneantes, plantas tóxicas, animais peçonhentos, medicamentos de uso humano ou animal e drogas lícitas e ilícitas.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.