Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Campanha de vacinação tem início nesta segunda no Estado

A campanha de vacinação contra a gripe tem início hoje em todo o Estado, uma semana antes do calendário nacional. A largada ainda no mês de abril é uma estratégia da Secretaria Estadual da Saúde (SES) avaliada pelas entidades médicas no sentido de proteger os grupos prioritários dos efeitos do frio. Durante o período da campanha, que se estenderá até o dia 22 de maio, as doses estarão disponíveis nas mais de 1,8 mil unidades básicas de saúde. No dia 9 de maio, sábado, está marcado o Dia D, data em que todos os postos estarão abertos.

A cerimônia que marca o início da campanha acontece a partir das 9 horas, nas dependências do Asilo Padre Cacique, em Porto Alegre. O secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, e o Guri de Uruguaiana, garoto-propaganda da campanha de mídia da SES, estarão presentes. A vacina oferece proteção contra três tipos do vírus causador da gripe, o Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. No Vale do Rio Pardo, as equipes de saúde se preparam para o início da mobilização.

Em Encruzilhada do Sul, a meta, segundo o secretário municipal de Saúde, Pedro Paulo dos Santos Soares, é vacinar 6,1 mil pessoas. As doses estarão disponíveis em todos os postos do município a partir de hoje. O roteiro da imunização na zona rural ainda está sendo definido. A tendência, porém, é que seja o mesmo de anos anteriores. Segundo Soares, as pessoas que estão acamadas receberão a vacina em casa. Para isso. basta manter contato com as unidades de saúde mais próximas. Os telefones são: Alto Alegre (51 3733 1079), Campos Verdes (3733 1684), Lava-pés e Materno Infantil (3733 1065), Mariano e Paraíso (3733 1295) e interior do município (3733 2482).

Publicidade

Em Vera Cruz, a Secretaria Municipal de Saúde prevê a imunização de 80% da população, estimada em mais de 5,3 mil pessoas. As vacinas serão oferecidas no posto central junto ao Sistema Unico de Saúde (SUS), na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e no posto de saúde de Vila Progresso para todos os públicos. Já nos postos de Linha Andreas, Ferraz e Linha Henrique D’Ávila serão oferecidas vacinas somente para adultos. No Dia D, todos os pontos de vacinação estarão abertos das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia. A coordenadora do setor de imunizações de Vera Cruz, Jaqueline Thier, explica que o objetivo da ação é facilitar a vacina aos trabalhadores, crianças e pessoas que necessitam de acompanhamento, além de manter os baixos índices de suspeita do vírus no município, conforme as campanhas anteriores.

No ano passado, a mobilização atingiu resultados positivos e alcançou 81,5% do público-alvo geral. Entretanto, Jaqueline alerta para a conscientização dos idosos, que em 2014 ficaram abaixo da meta estimada. Para a secretária de Saúde de Vera Cruz, Ana Hoff, além da divulgação da campanha, a pasta utiliza outros métodos para manter a comunidade protegida do vírus. “Durante o período da campanha, realizamos vacinas em festas da terceira idade e nos encontros semanais de idosos, focando na prevenção”, afirma. Ela lembra que os idosos acamados podem solicitar vacinação a domicílio mediante agendamento na secretaria.

SAIBA MAIS

Publicidade

Rio Pardo

Em Rio Pardo, o horário de funcionamento das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) no dia D é das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. O posto central não fechará ao meio-dia.

Venâncio Aires

Publicidade

Na Capital do Chimarrão, o público-alvo chega a 22.654 pessoas. Pessoas acamadas podem inclusive receber a vacina em casa. Basta contatar a Vigilância Epidemiológica do município, através do telefone (51) 3983 1055. A meta é vacinar 80% do público-alvo. Para isso, além de oferecer gratuitamente as doses nos postos de saúde, está previsto para o sábado, 9 de maio, o chamado Dia D da vacinação. Nessa data, todos os postos da cidade e interior estarão abertos para realizar a imunização. Na cidade, as unidades de saúde atenderão das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia, enquanto no interior o horário será das 8 horas ao meio-dia.

Grupos prioritários

São cerca de 3,5 milhões de gaúchos que fazem parte dos grupos prioritários: crianças maiores de seis meses e menores de 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde e doentes crônicos com recomendação médica (pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, entre outros). A vacina tem contraindicação somente para pessoas alérgicas a proteína do ovo ou outros componentes e pode ser feita apenas com prescrição médica e na rede hospitalar. Quem apresentar febre, vômito e diarreia deve aguardar melhora do quadro para então realizar a imunização.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.