Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Corrupção na estatal

Investigado na Lava Jato, José Dirceu fecha firma de consultoria

Investigado em um inquérito sigiloso na Operação Lava Jato, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu encerrou suas atividades como consultor de grandes grupos empresariais. Em um ofício enviado ao juiz Sergio Moro, o advogado do petista, Roberto Podval, informou que a empresa da JD Assessoria e Consultoria Ltda demitiu os seus funcionários e pôs à venda o prédio na Rua República do Líbano, no Ibirapuera, onde funcionava. Todas as linhas telefônicas da empresa já foram desativadas.

A firma foi aberta em 1998, mas Dirceu só começou a trabalhar como consultor em 2006, logo depois de ser abatido pelo escândalo do mensalão. Conforme o jornal Folha de S.Paulo revelou no início de abril, a JD Consultoria teve receitas brutas de R$ 39,1 milhões entre 2006 e 2013. No ofício ao juiz Moro, o advogado de Dirceu afirma que a JD está “inoperante”, mas ainda não foi formalmente encerrada porque ainda tem débitos tributários em parcelamento. “A empresa peticionária já cessou todas as suas atividades e não tem nenhum pagamento a receber”.

Segundo ele, a empresa chegou a ter 15 empregados em 2013, oito no ano passado e “recentemente demitiu todos os funcionários restantes, com exceção de uma, por razões de preservação de direitos trabalhistas”. O defensor também pede que o ex-ministro seja chamado a depor em um inquérito policial que corre em segredo de Justiça e apura se Dirceu recebeu propina de pelo menos duas empreiteiras suspeitas de integrar o cartel que agia na Petrobras: a Toyo Setal e a Engevix. Em ocasiões anteriores, Dirceu negou que as atividades de consultoria envolvessem a estatal e que todos os pagamentos se referiam a serviços prestados.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.