Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rio Grande do Sul

Ações alertam para o uso racional de medicamentos

Com o objetivo de alertar a população sobre os perigos da automedicação, o Rio Grande do Sul promove desde o ano passado a Semana do Uso Racional de Medicamentos, de 5 a 11 de maio. Em Santa Cruz do Sul, estão previstas diversas ações para contribuir com a mobilização durante o período em 2015. O ponto alto da programação será um passeio ciclístico no próximo sábado, com saída da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), às 9 horas. O itinerário pelo Centro da cidade segue até a Praça Getúlio Vargas, onde a comunidade encontra um ponto para recolhimento de medicamentos e serviços em favor do bem-estar. O Programa Rádio Saúde, do radialista Pedro Thessing, será apresentado ao vivo do local pela Gazeta AM.

Diversas palestras sobre o assunto estão sendo ministradas no município, voltadas a grupos de idosos, diabéticos e hipertensos e ainda focadas na capacitação de farmacêuticos e agentes comunitários de saúde. Nas 24 unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESFs), Hospitalzinho, Cemai e Farmácia Municipal a importância do tema igualmente é reforçada entre a população. A agenda de ações conta com o suporte do curso de Farmácia da Unisc; Farmácia Escola; Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias; Prefeitura (Secretaria Municipal de Saúde); 13ª Coordenadoria Regional de Saúde; Conselho Regional de  Farmácia (CRF/RS) e Gazeta Grupo de Comunicações.

Segundo o coordenador do curso de Farmácia da Unisc, Ediberto Oliveira Machado, as pessoas devem fazer uso da medicação de que necessitam na dosagem necessária e pelo tempo determinado no tratamento, segundo prescrição médica. A utilização inadequada dos medicamentos pode provocar uma série de riscos, como reações adversas, toxicidade e ineficácia terapêutica, além de mascarar os reais sintomas que podem contribuir para o diagnóstico da patologia dos pacientes. O especialista, que é conselheiro do CRF/RS, pondera que há muitas coisas pertinentes a serem esclarecidas. O paracetamol, por exemplo, muito usado pelas pessoas, pode ser prejudicial ao fígado quando administrado de forma contínua.

Publicidade

Para o secretário municipal de Saúde, Henrique Hermany, a Semana do Uso Racional de Medicamentos também serve para alertar a população sobre o descarte correto de medicamentos, que jamais devem ser depositados em pias, vasos sanitários ou lixo comum. Hoje o município mantém um trabalho permanente para receber e dar o encaminhamento adequado a remédios – as embalagens e bulas são separadas e entregues para a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat). O secretário reforça que durante todo o ano ainda é realizada a triagem dos produtos em condições de serem reaproveitados. Eles são encaminhados para quem precisa, sempre respeitando indicação médica.

Passeio ciclístico

No próximo sábado, um passeio ciclístico pelas ruas centrais de Santa Cruz do Sul vai chamar a atenção da população para a importância do uso racional de medicamentos. Toda a comunidade é convidada a participar do evento, que não exige inscrição prévia. A saída da Unisc está prevista para as 9 horas, percorrendo a Avenida Independência, Rua Coronel Oscar Jost e Avenida do Imigrante e seguindo pelas ruas Galvão Costa, Marechal Deodoro, Ramiro Barcelos e Marechal Floriano, até a Praça Getúlio Vargas.

Publicidade

Saiba mais

A lei estadual 14.627/14 institui, no âmbito do Rio Grande do Sul, a Semana Estadual do Uso Racional de Medicamentos, sempre no período de 5 a 11 de maio. O Conselho Regional de Farmácia do Estado (CRF/RS) apoia a realização de ações para divulgar e alertar sobre os riscos da automedicação entre a população gaúcha. No Brasil, segundo a Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Abifarma), cerca de 20 mil pessoas morrem anualmente vítimas da automedicação, que pode interferir em tratamentos; mascarar sintomas de doenças importantes; ampliar efeitos adversos de medicamentos prescritos e causar internações hospitalares desnecessárias, representando um alto custo à vida e à gestão da saúde. (Fonte: CRF/RS)

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.