Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Eleições municipais de 2016

Cadastramento biométrico é aberto em 12 cidades gaúchas

Teve início nesta segunda-feira, 11, através do Tribunal Regional Eleitoral (TER), o cadastramento biométrico para eleitores de 12 das 83 cidades que devem se adaptar ao novo sistema já para as eleições de 2016. Atualmente, 186 cidades se adequaram ao voto biométrico. A expectativa do TRE é de que um total de 269 municípios estejam prontos para escolher representantes de forma digitalizada já no próximo ano, o que equivale a 54% do total. Porém, a assessoria do órgão reforça que o número ode aumentar. Pele menos Caxias do Sul, Pelotas, Alvorada e Viamão devem recadastrar eleitores.

Nesta segunda, o cadastramento teve início em Espumoso, Rolante, Pinhal, Mampituba, Arroio do Sal, Tiradentes do Sul, Boqueirão do Leão, Barracão, Erval Seco, Santo Antônio das Missões, Liberato Salzano e Feliz. Conforme a Rádio Guaíba, os prazos finais para o recadastramento são diferentes para cada cidade. Agora, o prazo mais curto fica para Pinhal, no Litoral Norte, que vai cadastrar eleitores até 1º de julho. Já para Espumoso, o prazo segue até 16 de março do ano que vem.

Entre 2009 e 2010, a primeira cidade gaúcha a adotar o voto biométrico foi Canoas. Já nas eleições do ano passado, outras 185 localidades aderiram ao procedimento. Até agora, 12,1% do total de eleitores se cadastraram ao sistema biométrico. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.