Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Agricultura

Baixa umidade impede avanço no plantio do trigo no Estado

As condições climáticas registradas neste início de safra de trigo não favoreceram o plantio das lavouras. Conforme o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira, 21, o preparo das áreas, através da dessecação, está em ritmo mais lento do que o esperado, devido à baixa umidade registrada nos últimos dias. No momento, os triticultores dedicam-se à elaboração de projetos de custeio, à aquisição de insumos e à preparação das máquinas e equipamentos, organizando-se para o início do plantio, que atinge 3% do total projetado, contra uma média de 8% para o período.

A redução da área a ser cultivada com trigo nesta safra difere entre municípios. Levantamentos apontam desde a manutenção de áreas até redução significativa, estimada em mais de 40% em relação à safra anterior. Depoimentos de produtores indicam também para áreas a serem cultivadas com baixa tecnologia, em substituição a outras culturas de cobertura que também apresentam custo elevado de implantação.

Em termos de preços, a semana não apresentou novidades para o produtor que ainda detém estoque do produto. A saca de 60 kg foi comercializada a um preço médio estadual de R$ 29,98, registrando uma variação de +1,25% em relação ao preço da semana passada.

Publicidade

A diminuição da área cultivada também é percebida em outra cultura de inverno, a cevada. O Estado deverá plantar 15% a menos em relação ao ano anterior, quando foram plantados 37,7 mil hectares. Mesmo assim, os agricultores estão investindo na cultura através de boa fertilização, manejo dos insumos e práticas adequadas, incentivados pelo mercado garantido e pelo preço equivalente ao da soja. O preço (balcão) é de R$ 58,50 a saca de 60 kg.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.