Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Marcha dos Prefeitos

Reivindicações municipalistas impactariam nos governos estaduais

Diversas reivindicações municipalistas que buscam evitar impactos negativos nas finanças municipais, representam melhorias também para os governos estaduais. A partir desse entendimento, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, abriu as atividades da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, na tarde desta quarta-feira, 27. “Se a crise do piso magistério atinge os Municípios do Brasil, atinge governadores também”, disse o líder municipalista. 

O exemplo mencionado por Ziulkoski trata dos reflexos causados pelo critério de reajuste do piso salarial dos professores, anualmente. “Nós temos uma pauta comum. E esse é um propósito que nos une”, destacou o líder municipalista. Dentre as diversas propostas comuns, ele também mencionou o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). A reivindicação municipalista é extinguir a incidência sobre as receitas municipais.  

Para Ziulkoski a Previdência é outra área sensível tanto para Estados quanto para Municípios. O municipalista também citou as frequentes desonerações promovidas pelo governo federal, a exemplo do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI). “Os Municípios já deixaram de arrecadar R$ 117 bilhões”, ponderou. 

Publicidade

Debate

De acordo com o presidente da CNM, além da reivindicação mencionada acima, tem várias outras pautas que servem para os dois Entes Federados. Assim, este ano, na 18ª edição do evento, os governadores foram convidados para debate. Apesar de poucos executivos estaduais terem comparecido ao evento, Ziulkoski lançou a ideia de os governos municipais e estaduais se unirem em prol de melhorias para a população brasileira. 

“Nós não estamos aqui para panfletar. Precisamos de sabedoria, assim podemos construir algo efetivamente concreto”, finalizou, se referindo à importância da presença dos governadores.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.