Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Mundo

Avião que caiu tinha 113 a bordo, diz comandante da Força Aérea indonésia

O comandante da Força Aérea da Indonésia, Agus Supriatna disse há pouco que o avião do Exército do país, que caiu nesta terça-feira, 30, na cidade de Medan estava com 113 pessoas a bordo. Ele acredita que não há sobreviventes. O Hercules C-130 estava com 101 passageiros e 12 tripulantes a bordo, quando caiu em uma área residencial e se incendiou, disse Supriatna à agência France Presse.

Além dos 113 ocupantes, pelo menos três pessoas que estavam na zona de impacto da aeronave morreram. Até o momento, 49 corpos foram transportados para um hospital local. Questionado sobre se acreditava que alguém tivesse sobrevivido, Supriatna foi categórico: “Não, não. Não há sobreviventes. Regressei agora do local”.

O acidente aconteceu pouco após a decolagem e a queda deixou vários edifícios em ruínas e automóveis em chamas em Medan, que tem dois milhões de habitantes e fica na ilha de Samatra.

Publicidade

MORTOS JÁ CHEGAM A 55 

Ao menos 55 pessoas morreram quando um avião de transporte do tipo Hércules, do Exército da Indonésia, caiu em uma área residencial da cidade de Medan, no norte da ilha de Sumatra. O acidente aconteceu por volta das 11h30 locais (1h30 de Brasília), aproximadamente dois minutos após a decolagem, de acordo com um porta-voz miliar.

O Hércules C-130 partiu da base aérea de Angkatan Udara Suwondo, em Medan, terceira maior cidade da Indonésia e capital da província de Sumatra do Norte, e, quando ainda estava ganhando altitude e sobrevoava uma zona residencial, girou e caiu. A aeronave atingiu casas e um hotel e incendiou edifícios e veículos próximos, matando pessoas a bordo do avião e no solo.

Publicidade

O chefe da Força Aérea, Agus Priatna, disse que o avião, que operava desde 1964, pode ter sofrido um “problema mecânico” porque o piloto tinha pedido permissão para retornar à base pouco após a decolagem. O avião havia partido mais cedo de Jacarta, capital do país, e feito paradas em duas outras cidades antes de pousar em Medan. Segundo as autoridades, havia 12 tripulantes e dezenas de passageiros a bordo da aeronave. Não se sabe o número exato de passageiros que estavam no avião no momento da queda.

O comandante geral Fouad Basya detalhou que a aeronave efetuava uma operação de logística e se dirigia ao arquipélago de Natuna, no mar da China Meridional. Os corpos estão sendo transferidos para o hospital Adam Malik, em Medan. “Os corpos não param de chegar. Deixaram pelo menos 25 no necrotério”, disse uma testemunha no hospital.
Em setembro de 2005, 143 pessoas morreram quando um Boeing 737 da companhia aérea Mandala Airlines caiu em uma área residencial de Medan pouco após a decolagem.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.