Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Crise

Grécia não vai pagar dívida hoje ao FMI, diz ministro

O ministro da Fazenda grego, Yanis Varoufakis, confirmou nesta terça-feira, 30, que a Grécia não vai reembolsar o empréstimo de cerca de 1,6 bilhão de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Questionado por jornalistas se o país faria o pagamento, ele respondeu: “Não”, antes de entrar no ministério.

Anteriormente, a ministra adjunta da Fazenda da Grécia, Nadia Valavani, havia dito que Atenas não pagaria a dívida a não ser que fosse encontrada uma solução de última hora. Segundo ela, o pagamento ainda seria possível se o país conseguisse acesso aos 1,8 bilhão de euros de rendimentos de títulos da dívida grega de 2014 que estão nas mãos do Banco Central Europeu.

O prazo para a Grécia pagar uma parcela de 1,6 bilhão de euros de sua dívida com o FMI vence hoje. Também vence nesta terça-feira o prazo para o país receber ajuda financeira da zona do euro, necessária para evitar um possível calote. Sem essa ajuda, o país não conseguirá pagar a dívida e entrará em situação de calote.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.