Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Sistema prisional

Presídio Central de Porto Alegre não pode receber mais detentos

Desde a noite de segunda-feira, 29, o Presídio Central de Porto Alegre está proibido de receber detentos. A decisão da Justiça causou acúmulo de presos em flagrante em celas das delegacias judiciárias na capital e na Região Metropolitana. Na manhã desta terça-feira, 30, pelo menos 26 homens estavam aguardando encaminhamento para presídios, sendo que 13 estavam divididos em duas celas na mesma delegacia.

Segundo o delegado Cleber Ferreira, da Delegacia de Polícia Regional de Porto Alegre, a situação mostra “o caos” que é o sistema prisional. “Recebemos a notícia de que estava interditado (o Presídio Central), o que acarretou neste problema, já que aqui temos salas de contenção e não há alimento ou possibilidade de banho”, explicou em entrevista ao jornal Correio do Povo. De acordo com Ferreira, a falta de comida causou agitação nas celas e os policiais se viram obrigados a dividir alimentos para acalmar os detentos. 

O juiz da Vara de Execuções Criminais, Sidinei Brzusca, proibiu o envio de presos em flagrante para o Presídio Central de Porto Alegre, desde segunda-feira, até que os presos condenados sejam transferidos para outras instituições. A decisão que proíbe a presença de presos condenados por mais de 24 horas no local existe há 20 anos, mas só está sendo cumprida agora. 

Publicidade

Os presos que aguardam nas delegacias serão encaminhados para presídios da Região Metropolitana ainda netsa terça-feira, 30. No entanto, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) não divulgou para onde eles serão levados. De acordo com um levantamento realizado pelo Presídio Central, 1,5 mil dos 4 mil detentos da instituição deverão ser transferidos para o Complexo Penitenciário de Canoas, assim que estiver concluído. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.