Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Astronomia

Vênus e Júpiter ‘se encontram’ no céu nesta terça-feira

Desde o início de junho, apreciadores de astronomia têm observado a olho nu a aproximação dos planetas Vênus e Júpiter no céu. O fenônemo, que acontece porque os planetas estão convergindo, chega ao seu ápice nesta terça-feira, 30.

O céu em Santa Cruz está encoberto nesta terça-feira, 30, o que pode dificultar a visualização. No entanto, em locais onde o tempo está limpo será possível ver os dois planetas a uma distância aparente de cerca de 0,3°. É menor do que “um dedo se você apontá-lo para o céu”. O melhor horário para observar a aproximação será durante o pôr do sol, de acordo com a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa). Neste momento, será preciso olhar para a direção oeste. 

A sensação de que os dois planetas estão se aproximando se dá apenas pela forma como ambos são vistos da perspectiva da Terra. Vênus é o segundo planeta do Sistema Solar, a partir do Sol. Júpiter está longe, é o quinto planeta neste fila. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.