Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Economia

‘Não’ vence plebiscito na Grécia e país rejeita proposta de credores

ATUALIZADO ÀS 21H35

Em um resultado surpreendente, o voto pelo “não” venceu o plebiscito na Grécia neste domingo, 5, rejeitando a proposta de socorro financeiro dos credores internacionais. Com 95,4% dos votos apurados, o “não” tinha 61,31% dos votos.

O placar amplo contrariou todas as pesquisas, inclusive as realizadas neste domingo e divulgadas após o fechamento das urnas que previam uma vitória apertada do “não”. Com isso, os gregos rejeitaram a proposta de socorro internacional feito pelos credores, no caso, FMI (Fundo Monetário Internacional), BCE (Banco Central Europeu) e o bloco europeu.

Publicidade

Logo após os primeiros números serem divulgados, simpatizantes do Syriza, partido de esquerda do primeiro-ministro [Alexis Tsipras], começaram a celebrar o resultado na praça Syntagma, no centro de Atenas. A vitória do “não” representa um fortalecimento de Tsipras no seu país, já que ele convocou o plebiscito no último dia 27 depois do fracasso nas negociações em Bruxelas. Neste domingo, ele afirmou que “ninguém pode ignorar a vontade do povo”, e voltou a dizer que a consulta era uma vitória contra a “chantagem”.

ENTENDA A CRISE GREGA

Ao mesmo tempo, no entanto, o resultado pode aumentar a pressão para a Grécia deixar a zona do euro, principalmente se não chegar a algum tipo de acordo com o bloco nos próximos dias. Tsipras tem dito que a Grécia não deixará a moeda única e que pretende retomar as negociações nesta segunda-feira, 6, em busca de uma solução para o país. O ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, afirmou neste domingo acreditar na possibilidade de um consenso em 24 horas.

Publicidade

A questão é como os líderes europeus vão reagir: se pretendem sentar à mesa novamente com a Grécia ou, diante do recado do povo grego, romper definitivamente as relações. A chanceler alemã, Angela Merkel, tem um encontro marcado com o presidente francês, François Hollande, nesta segunda-feira em Paris.

O principal drama dos gregos no curto prazo é o risco de colapso bancário a partir de terça-feira, 7, quando as agências do país reabririam depois de uma semana de fechamento e controle de capital. O governo precisa de um novo socorro emergencial do BCE (Banco Central Europeu) para sua liquidez bancária, caso contrário, sem moeda no caixa, corre sério de ser forçado a emitir nova moeda em breve, conforme alertaram autoridades europeias nos últimos dias.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.