Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Estado registra 15 mortes por meningite em 2015

O relatório semanal realizado pela secretaria estadual de Saúde sobre a ocorrência de meningite bacteriana em solo gaúcho mostrou que o número de mortes em função da doença permaneceu com 13 registros. Nos últimos dias, apenas um novo caso foi contabilizado em Porto Alegre, o que eleva o total para 49. O levantamento também revelou que o número de óbitos por meningite viral sibiu de um para dois, totalizando 15 mortes relativas à condição do Rio Grande do Sul. Os dados são referentes ao período entre janeiro e julho de 2015. 

Até esta mesma época do ano, em 2014, três pessoas haviam morrido e 39 adoecido, conforme o jornal Correio do Povo. Em relação à meningite viral, 173 casos foram registrados, até agora, no Estado. A secretaria não chegou a divulgar o local exato onde as mortes ocorreram. No Vale do Rio Pardo, o único município que registrou algum caso da doença foi Venâncio Aires. 

O relatório também aponta que a principal medida de controle da doença é a notificação e investigação de qualquer suspeita. Caso seja confirmado o surto de meningite, a vacinação pode ser considerada. A decisão de aplicar a vacina em situações de surto ocorre em três esferas: federal, estadual e municipal. 

Publicidade

A meningite consiste na inflamação das meninges, membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. Ela é causada pela infecção de vírus ou bactérias. Porém, fungos e parasitos também podem provocar a doença. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.