Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Situação financeira

Tesouro confirma novo bloqueio de contas do Estado

O Rio Grande do Sul pode sofrer um novo bloqueio no repasse de recursos, como já aconteceu no último mês, caso não honre o pagamento da dívida com a União. A informação foi confirmada pelo secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive, nesta quinta-feira, 27, após o governador José Ivo Sartori sinalizar a possibilidade de não pagar os valores mais uma vez. 

“Buscamos sempre uma cooperação, mas vamos fazer uso das cláusulas contratuais. Se não puder quitar, seguimos elas (que determinam bloqueio de repasses em caso de não pagamento por parte dos estados), em que pesem as nossas conversas que tem sido bastante profícuas”, declarou Saintive.

De acordo com o secretário, o Tesouro Nacional conversa com todos os estados da federação. “Todos eles estão cientes do quadro fiscal que atravessamos. Todos eles têm seus problemas fiscais e estão buscando os ajustes”, afirmou Saintive. Conforme o G1, ele afirmou que, no caso específico do Rio Grande do Sul, algumas liberações de operações de empréstimos já são realizadas. 

Publicidade

“A crise fiscal é do país, e eles estão sofrendo também. É importante dizer que houve uma liberação de empréstimos bastante expressiva para os estados (nos últimos anos). Como a gente vem conversando com todos eles, vamos discutindo tecnicamente, vendo os projetos, e dando o encaminhamento adequado. A média (de liberações de empréstimos) foi de R$ 35 bilhões nos últimos três anos. Certamente, não é esse o montante que a gente trabalha. A gente trabalha com uma coisa mais parcimoniosa”, acrescentou o secretário. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.