Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Levantamento

Brasil tem pior desempenho entre países emergentes no 2º trimestre

A retração de 1,9% da economia brasileira no segundo trimestre foi a pior registrada entre os principais países emergentes no período. Além do Brasil, apenas Taiwan (queda de 1,7%), Ucrânia (- 0,9%) e África do Sul (-0,3%) viram seu PIB (Produto Interno Bruto) encolher entre março e junho na comparação com os três primeiros meses do ano, considerando os países em desenvolvimento que já divulgaram seus resultados.

Quando se inclui países desenvolvidos na comparação, Japão, com retração de 0,4%, e Noruega (-0,1%) entram na lista. O resultado brasileiro foi o pior entre os 38 países analisados, afetado pela queda de 2,1% no consumo das famílias e principalmente pela diminuição de 8,1% dos investimentos. Já o consumo do governo surpreendeu com alta de 0,7%.

Na América Latina, México teve crescimento de 0,5% do PIB, enquanto o Chile não teve expansão no segundo trimestre em relação ao período de janeiro a março. A Indonésia registrou o maior crescimento trimestral do PIB, ao avançar 3,8% entre março e junho.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.