Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rio Grande do Sul

Emater/RS-Ascar destaca 60 anos da Extensão Rural no Estado

Os 60 anos da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) no Rio Grande do Sul e o Ano Internacional do Solo são os temas centrais apresentados pela Emater/RS-Ascar na Expointer 2015. A feira iniciou neste sábado, 29, e prossegue até o domingo, 6 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
 
Para contar a história da Aters no Estado, várias atividades estão programadas e uma maquete de aproximadamente 500 m² foi montada no novo espaço da Instituição, numa área de 7.500 m², na quadra 9, próxima ao Pavilhão da Agroindústria Familiar. A maquete permite aos visitantes visualizar acontecimentos, as atividades, ações e resultados que tornaram a extensão rural gaúcha referência nacional.

Numa parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR), a Emater/RS-Ascar vai demonstrar, durante a Expointer, a importância da conservação do solo e água em microbacias. O objetivo é sensibilizar o público através de folders, vídeos e atividades práticas, demonstrando o que é preciso fazer para evitar a erosão e promover a recuperação da fertilidade do solo com o cultivo de plantas de adubação verde.

Também integram o espaço da Emater/RS-Ascar as tradicionais temáticas da piscicultura, classificação e certificação de produtos de origem vegetal, cooperativismo, irrigação, energia fotovoltaica e biodiversidade. Todas essas práticas, históricas da Aters do RS, podem ser conferidas no Catálogo Online de Fotografias Históricas da Emater/RS-Ascar, que será lançado neste domingo, 30, às 15 horas, no espaço das ações socioassistenciais da Instituição.
 
O turismo rural também é contemplado e a Emater/RS-Ascar participa da 2ª Jornada de Qualificação Técnica para o Turismo no Meio Rural, que acontece na quarta-feira, 2, às 14 horas, na Casa do Senar. Haverá apresentação de casos de sucesso de turismo rural no Estado, com depoimentos de empreendedores, bem como esclarecimentos sobre linhas de crédito para o segmento rural e atualização e cadastramento de propriedades rurais interessadas em participar da consolidação do programa de Turismo Rural Gaúcho.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.